Futebol Mineiro
Coimbra, da 3ª divisão mineira, aciona Porto na FIFA por dinheiro da venda de Otávio
Jogador foi vendido no meio do ano e fez time de Contagem ter direito à uma boa parte das negociações
— Continua depois da publicidade —
O Coimbra Sports, clube de Contagem (MG), entrou com uma ação contra o Porto na FIFA reivindicando o dinheiro pela venda do meio-campista Otávio, ao Al-Nassr (da Arábia Saudita). A venda foi realizada pelo time português ao final de agosto, e com as tratativas, o time mineiro teria direito a receber cerca de R$67 milhões, após uma renegociação dos direitos econômicos. A informação foi antecipada pelo Goal e confirmada pelo ENM.
O Porto terá até 5 de dezembro para se manifestar sobre o caso, conforme comunicado feito pela própria FIFA. Segundo informações do GE, o Al Nassr já teria pago a primeira parcela pela aquisição de Otávio, com a transação financeira sendo realizada em setembro. Entretanto, o Coimbra contesta não ter recebido a sua parte de direito.
A equipe portuguesa alega que já realizou o pagamento de metade de débito, proporcional ao valor recebido pelos árabes, segundo a imprensa do país. O Dragão se comprometeu a quitar a dívida quando receber um novo pagamento.
+ Para saber tudo sobre o Futebol Mineiro e Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Apesar de nunca ter atuado pelo Coimbra, Otávio tinha parte dos seus direitos pertencentes ao clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O clube serviu como um ‘hospedeiro’ para o Banco BMG, empresa proprietária do time, que também já chegou a realizar a movimentação com outros atletas conhecidos pelo futebol brasileiro.
Neste ano, a Águia disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (equivalente a Série C), após dois rebaixamentos seguidos – na elite em 2021 e no Módulo II em 2022 -, buscando uma das duas vagas para o segundo escalão. O time chegou até as quartas de final após se classificar como vice-líder do Grupo C, mas foi eliminado para o Guarani de Divinópolis.
Por outro lado, a equipe se destacou bastante nas categorias de base deste ano, com uma forte presença da parceria com o Benfica, justamente rival do Porto. A principal campanha do Coimbra ocorreu no sub-20, com o Vice-Campeonato Mineiro para o Cruzeiro, que levou a classificar a instituição para a Copa São Paulo Jr. e a Copa do Brasil da categoria em 2024.