Mais Esportes

Com crescimento consolidado, Avalanche Andretti sonha com título na Fórmula E

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

Após altos e baixos, equipe norte americana busca protagonismo na categoria de carros elétricos

Uma equipe que carrega um dos nomes mais poderosos do automobilismo americano e também, mundial, a Avalanche Andretti está na Fórmula E desde a primeira temporada. Agora, porém, sonhando alto.

O time dos Estados Unidos teve um desempenho modesto nos quatro primeiros anos da competição, sem vitórias, com alguns pódios, e uma alternância de desempenho que sempre deixava a equipe de fora dos favoritos. Na quinta temporada, a mudança: parceria técnica com a BMW e a primeira vitória da equipe na categoria com o português Antonio Félix da Costa, deu visibilidade.

Publicidade

Foram mais três vitórias na sexta temporada, e mais três na sétima, nas quais a Andretti passou a lutar por títulos e sempre marcar presença na zona de pontuação. Mas foi justamente entre o final e inicio das duas temporadas citadas, que veio o baque: a saída da BMW da categoria.

A montadora alemã optou por deixar a Fórmula E e encerrar a parceria com a Andretti ao final do sétimo ano. Com isso, a oitava temporada para a Andretti foi a mais fraca de todas na Era Gen2, apesar de o time ainda ter conquistado uma vitória com Jake Dennis.

Hora de ser campeão?

Durante a Era Gen2, em vários momentos a Andretti viveu papel de protagonista e foi colocada como candidata ao título, o qual chegou a estar perto no final do sétimo ano com um surpreendente Jake Dennis, que estava em sua primeira temporada na categoria.

Justamente por conta desse desempenho em seu ano de estreia na competição, Jake Dennis foi mantido na Avalanche Andretti na temporada passada, e segue como principal piloto do time para este ano.

Com três vitórias na carreira em dois anos, Jake Dennis chega a nona temporada como um dos pilotos mais rápidos do grid, e esperança da Avalanche Andretti para lutar pelo título mundial.

E ao lado de Jake Dennis estará o experiente André Lotterer. O piloto alemão ainda não venceu na categoria, mas ninguém tem dúvida que se trata de um dos mais rápidos e competentes pilotos do grid atual. Com passagens na DS Techeetah e na TAG Heuer Porsche, ele pode ser essencial na ambição do time Avalanche Andretti de lutar pelo campeonato.

Sem a parceria técnica com a BMW, a Avalanche Andretti usará este ano o powertrain da Porsche, o qual teve um bom desempenho nos testes de pré-temporada realizados em dezembro de 2022, em Valencia, na Espanha.

Nome da equipe: Avalanche Andretti

País de Origem: Estados Unidos

Sede: Indianapolis, Estados Unidos

Corridas disputadas: 100 eprix

Vitórias: 8

Pódios: 21

Pole Positions: 10

Nome do Piloto: Jake Dennis

País: Reino Unido

Número do carro: 27

Idade: 27 anos

Corridas disputadas: 31 eprix

Vitórias: 3

Pódios: 6

Pole Positions: 3

Pontos totais na Fórmula E: 217 pontos

Voltas rápidas: 2

Voltas na liderança: 113

Nome do piloto: André Lotterer

País: Alemanha

Número do carro: 36

Idade: 41 anos

Corridas disputadas: 67 eprix

Pódios: 8

Pole Positions: 2

Pontos totais na Fórmula E: 342 pontos

Voltas Rápidas: 3

Voltas na liderança: 50 voltas

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile