Copa do Nordeste
Com gol nos acréscimos, Campinense bate o Sousa-PB e entra no G-4 da Copa do Nordeste
— Continua depois da publicidade —
Salvo por Mauro Iguatu! No Amigão, em Campina Grande, o Campinense recebeu o Sousa, no clássico paraibano pela Copa do Nordeste, e, com requintes de emoção, a Raposa bateu o Dino por 2 a 1, na noite deste sábado (19).
Com menos de um minuto de jogo, Alan Francisco abriu o placar para a Raposa; Daniel Costa empatou para os visitantes na etapa final e, nos acréscimos, o goleiro Mauro Iguatu marcou, de pênalti, para garantir a vitória raposeira no Nordestão.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou a milhão e, com menos de um minuto, já com bola na rede. Em velocidade, Dione recebeu bom passe de Olávio, chutou cruzado e encontrou Alan Leite, sozinho, pra mandar pro fundo das redes com 30 segundos de jogo. O Campinense permaneceu com o pé no acelerador. Aos oito minutos, Dione, da intermediária do campo, chutou forte e Ricardo fez uma grande defesa, salvando o Sousa do que seria o segundo gol da Raposa.
Aos 22 minutos, em boa jogada ofensiva da Raposa, Alan Francisco tocou para Felipinho na direita, que acertou um cruzamento milimétrico na cabeça de Olávio, que cabeceou forte mas bola passou perto da trave. O Sousa teve sua primeira chega com perigo apenas aos 34 minutos da etapa inicial, quando Esquerdinha ficou cara a cara com Mauro Iguatu, finalizou e a bola passou a esquerda do gol do Campinense.
Faltando um minuto para os 45 minutos, boa chegada do Sousa que, por um milagre, não empatou o jogo. Arthur ganhou em velocidade da marcação, ficou cara a cara com Mauro Iguatu, tocou por cima do goleiro e a bola ficou livre, cruzando toda a área; a bola ficou oferecida para Juninho, que com o gol aberto, finalizou pra fora.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa iniciou bem lentamente, diferentemente do que aconteceu no primeiro tempo. A primeira boa chegada da etapa final veio num vacilo de Mauro Iguatu, que tirou mau uma bola da pequena área e, antes que sobrasse para alguém do Sousa, Michel Bennech afastou pra lateral. E o Campinense respondeu. Aos 12 minutos, num bom ataque da Raposa, Alan Francisco cruzou pra Olávio, que ficou na cara do gol e desviou a bola, que bateu na trave e saiu pela linha de fundo.
O Sousa respondeu logo em seguida. Dois minutos depois, Esquerdinha recebeu na intermediária, e, com muita liberdade, arriscou de fora um chute muito forte, exigindo grande defesa de Mauro Iguatu, evitando um golaço que poderia surgir no Amigão. E aos 25 minutos, uma bobeira de Cleiton, dominou a bola, que fugiu de seu domínio e, ao tentar recuperar, derrubou o adversário dentro da área, concedendo pênalti para o Dino. Na penalidade, Daniel Costa foi para a cobrança, converteu, batendo deslocando o goleiro Mauro Iguatu, e igualou o placar em Campina Grande
Logo após o gol de empate do Dino, cobrança de falta para o Campinense na grande área, o goleiro Ricardo não encontrou nada na saída do gol e a bola sobrou limpa para Michel Bennech bater e Marcelo Duarte, do Sousa, tirar em cima da linha, evitando o segundo gol da Raposa no jogo. Aos 34 minutos, Olávio encontrou Dione sozinho dentro da área, e chutou bem para boa defesa do goleiro do Sousa. Na sequência, a bola sobrou para Matheus Régis chutar, a bola quicou no gramado e acertou o travessão do goleiro do Sousa.
Já nos acréscimos do fim do jogo, aos 47 minutos, o jogador do Campinense foi derrubado dentro da grande área e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, Mauro Iguatu cobrou e converteu, explodindo a torcida no Amigão nos últimos instantes do jogo. Com isso, não deu tempo para mais nada e o Campinense, nos acréscimos, derrotou o Sousa e garantiu o primeiro triunfo da competição.
DESTAQUE DA PARTIDA
Pelo lado do Campinense, o meia Dione, mais uma vez, conseguiu se destacar, encontrando bons passes e oferecendo perigo algumas vezes no setor ofensivo. Mauro Iguatu também foi o destaque da Raposa, fazendo grandes defesas e garantindo o gol que definiu a vitória rubro-negra.
Ainda no lado rubro-negro, o zagueiro Cleiton foi o destaque negativo do jogo, ao cometer a penalidade que originou o gol de empate do Sousa. E pelo lado sertanejo, Esquerdinha apresentou uma ótima partida e foi o destaque da equipe do Sertão da Paraíba.
ESCALAÇÕES
CAMPINENSE: Mauro Iguatu; Felipinho, Michel, Cleiton (Cláudio) e Emerson; Rafinha, Juninho (Serginho Paulista) e Dione; Iago Silva (Matheus Régis), Alan Francisco (Magno) e Olávio. Técnico: Ranielle Ribeiro
SOUSA-PB: Ricardo; Iranilson, Jeferson, Marcelo Duarte e Doda; Vinicius Paiva, Juninho e Daniel Costa; Arthur, Esquerdinha e André Vítor. Técnico: Tardelly Abrantes
SITUAÇÃO NO REGIONAL
Com o triunfo, o Campinense conquista a primeira vitória na Copa do Nordeste. O Campinense sobe na tabela e entra no G-4 do grupo A da competição, com cinco pontos conquistados. Já o Sousa, que com o empate estava entrando no G-4 do grupo B, estaciona com sete pontos conquistados e continua na sétima posição da chave.
AGENDA
As duas equipes agora mudam o foco e passam a se preparar para compromissos distintos. O Campinense, por sua vez, enfrenta o São Paulo, no Amigão, na quinta-feira (24), às 21h30, pela primeira fase da Copa do Brasil, em jogo único. Já o Sousa, retoma suas atenções para a disputa do Campeonato Paraibano e, já nesta terça-feira (22), encara o São Paulo Crystal, no Carneirão, em Cruz do Espírito Santo.