Copa do Mundo - Qatar 2022
Com gols nos acréscimos, Irã vence País de Gales pelo Grupo B da Copa do Mundo
— Continua depois da publicidade —
Na manhã desta sexta-feira (25), País de Gales e Irã se enfrentaram pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar 2022. O duelo, disputado no estádio Ahmad Bin Ali, foi muito equilibrado, mas acabou em vitória do time asiático. A equipe comandada por Carlos Queiroz marcou duas vezes nos acréscimos, com Cheshmi e Rezaeian, enquanto o time europeu teve o goleiro Hennessey expulso.
Com esse resultado, o País de Gales agora se vê em situação de grande risco no Grupo B da Copa do Mundo. Sem depender apenas de si, precisa vencer a favorita Inglaterra na rodada final, que ocorre na próxima terça-feira (29), às 16h e torcer para o Irã não superar os Estados Unidos. Neste momento, com um pontos, o time de Gareth Bale está na lanterna da chave.
O Irã, por sua vez, retomou a confiança de uma classificação na Copa do Mundo graças a essa vitória diante de País de Gales. Agora na segunda colocação, a equipe asiática pode conseguir a vaga inédita apenas com um empate, desde que Estados Unidos e Gales não vençam seus duelos contra a Inglaterra. Os jogos decisivos, inclusive, serão no mesmo horário por determinação da Fifa.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo do Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Primeiro tempo
Após ser goleado na estreia, o Irã foi a campo com uma postura completamente diferente. Precisando da vitória, para seguir sonhando com a vaga, a nação asiática buscou pressionar desde os primeiros minutos. Desta forma, chegou a abrir o placar aos 20, mas o lance foi anulado por impedimento de Gholizadeh. A resposta de País de Gales, por sua vez, veio na sequência, mas Moore não conseguiu deslocar Hosseini na finalização de dentro da área. No geral, todavia, a primeira etapa foi de muito esforço das equipes, mas pouca precisão na criação.
Segundo tempo
Na etapa final, País de Gales passou a arriscar um pouco mais. Além disso, a equipe europeia passou a ter maior controle de bola, com o Irã apostando nos contra-ataques. Desta forma, o time asiático seguiu sendo mais perigoso e, aos 8 minutos, o gol não saiu por detalhe. Em duas finalizações seguidas, uma de Azmoun e a outra do Gholizadeh, a bola carimbou a trave, com Hennessey ainda defendendo a última oportunidade.
Depois dos 25 minutos, todavia, o Irã resolveu buscar uma pressão maior. Aos 28, Ezatolahi cortou para dentro e finalizou cruzado, para linda defesa de Hennessey. Isso, todavia, também passou a deixar o jogo mais aberto, tanto que Ben Davies teve boa chance da entrada da área, mas parou em Hosseini. Pouco depois, Ansarifad foi lançado e Hennessey saiu do gol de forma errada, acertando o atacante e sendo expulso.
A expulsão, então, deu sobrevida ao Irã, que, nos acréscimos, conseguiu garantir os três pontos. Após sobra em escanteio, Cheshmi chutou forte e mandou no canto esquerdo, abrindo o placar. Apenas um minuto depois, em ótimo contra-ataque, Rezaeian saiu na cara do goleiro e, de cavadinha, garantiu o 2 a 0.