Criciúma

Com quase 10% da cidade cadastrada no programa de sócios do clube, Criciúma amplia receitas e quer buscar manutenção na elite

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Foto: Celso da Luz/ Criciúma
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Depois de dez anos, o Criciúma volta a disputar a elite do Campeonato Brasileiro. Nesta sábado (13), às 18h30, em casa, o time do interior de Santa Catarina estreia contra o Juventude. Neste período, a equipe chegou a flertar com a Série D do Campeonato Brasileiro, mas contou com a força da torcida para se posicionar entre as 20 mais fortes do país.

Adversários, Criciúma e Juventude, além do Red Bull Bragantino, são as únicas equipes da Série A que não ficam situadas em capitais. Com uma cidade de pouco mais de 220 mil habitantes, os carvoeiros contam com o engajamento local para surpreender na elite. Atualmente, o Criciúma conta com pouco mais de 17 mil sócios, o que representa quase 10% dos moradores da região.

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— O Criciúma conta com algumas particularidades. É uma torcida apaixonada, com um histórico muito próximo ao clube, mas sabemos que isso não é suficiente para reter uma base sólida de sócios. Para angariar novos inscritos, o que significa a entrada de novos aportes nos cofres da instituição, o acordo deve ser sustentado com ativações comerciais, experiências para a torcida e outras ações que marquem a memória dos fãs — comenta Sara Carsalade, co-founder e responsável pela vertical de esportes da Somos Young, empresa especializada no atendimento a sócios e que soma trabalhos com Cruzeiro, Vasco e Bahia.

Na Série A, a taxa de ocupação do Tigre tende a ser um das mais altas, já que a maioria dos inscritos conta com acesso garantido ao Heriberto Hülse. Conhecida pela mística da torcida, o estádio também se destaca pelo investimento em ações de sustentabilidade. A Cristalcopo, empresa que apresenta soluções sustentáveis para embalagens e utensílios, realiza a reciclagem de todos os resíduos produzidos nos jogos. Desde o início do processo, mais de 400 toneladas de lixo foram retiradas das arquibancadas e descartadas da maneira correta.

— A parceria com o clube é fundamental para o êxito da ação que promovemos durante os jogos, em que cuidamos da parte interna e dos arredores do estádio. Com o retorno para a Série A, queremos ampliar as ações voltadas para sustentabilidade, solidificando a mensagem para os torcedores sobre a importância da preservação ao meio ambiente — destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo.

No ramo dos uniformes, a Volt Sport, fornecedora de material esportivo 100% nacional, assumiu a gestão dos uniformes do clube em 2022, durante a Série B do Campeonato Brasileiro. Desde então, o clube alavancou as receitas com as vendas de produtos oficiais, conta com três lojas espalhadas pela cidade e a operação rende mais de R$12 milhões por ano.

— De maneira geral, as pessoas não sabem a força do engajamento da torcida do Criciúma. Em uma cidade com pouco menos de 250 mil pessoas, conseguimos realizar um trabalho, em conjunto com o clube, de resgatar o pertencimento dos produtos oficiais junto ao torcedor. É uma parceria extremamente rentável para o Criciúma, já que o clube recebe royalties brutos de tudo o que é comercializado nas lojas. A volta para a Série A tende a aumentar ainda mais essa exposição, o que deve refletir na movimentação das vendas de camisas e outros itens licenciados — comenta Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport.

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