Vasco
Com quase 50% de aproveitamento, Vasco de Ramón Díaz reage no Brasileiro
Com gol de Serginho, o Cruzmaltino bateu o Atlético-MG, por 1×0, no último domingo (20).
— Continua depois da publicidade —
Quando Ramón Díaz assumiu o Vasco, o Gigante tinha apenas nove pontos em 14 jogos, o que equivale a um aproveitamento de pouco mais de 20%. Com o argentino, já são sete pontos em cinco partidas, ou seja, cerca de 46% de aproveitamento.
O treinador aceitou um desafio complicado: salvar o Vasco da Gama do rebaixamento. Na época, o time já estava no Z4, porém em 19ª e sem demonstrar forças para reagir. Ainda que a desvantagem para o 16ª não tenha melhorado, a distância para o 12ª foi de 12 para nove pontos.
Com o argentino, o Vasco não perde há três jogos. Bateu o Grêmio, conquistando sua primeira vitória e marcando seu primeiro gol em São Januário em todo o campeonato. Na rodada seguinte, conseguiu um ponto ao empatar com o Bragantino em São Paulo, no mesmo estádio em que o Flamengo perdeu por 4×0. No último jogo, o Cruzmaltino reencontrou sua torcida com o fim da punição por quatro jogos causada pelas confusões na Colina Histórica após a derrota para o Goiás. Com o Maracanã lotado, os cariocas venceram o Atlético-MG e chegaram ao terceiro jogo invicto, a maior sequência do clube no campeonato.
Ainda há cinco pontos de sair da zona de rebaixamento, o Vasco tem pontos positivos a serem levados em conta: o time tem um jogo a menos, os reforços elevaram o futebol da equipe, Payet ainda não estreou e a torcida e a confiança voltaram a ajudar o time.
O domingo foi ótimo para amenizar a dor dos corações vascaínos. Ainda preocupados com o péssimo início de campeonato, tiveram uma semana difícil, e quase precisaram ver o clube jogar mais uma partida com portões fechados. Vitória na justiça, jogo no Maraca e ingressos esgotados em menos de 24 horas foram o tempero que o elenco precisava para recuperar a força que o Gigante tem atuando no Rio de Janeiro. Em uma temporada horrorosa para o time jogando em seus domínios, a volta da torcida pareceu impactar os jogadores do Galo e inflamar os do Vasco.
Em um dia de festa e esperança, Dimitri Payet, o principal reforço do Cruzmaltino para a competição, foi recebido de braços abertos pelos torcedores. Com o terço na mão durante o jogo, o francês precisou ver o gol de Serginho da arquibancada, como todos os outros 53 mil presentes no estádio. Ali, Payet facilmente deve ter percebido o que espera por ele.
Por falar em reforço que ainda não estreou, é preciso destacar quem têm atuado para tirar o time dessa situação. Praxedes, Medel, Paulinho, Serginho e Vegetti transformaram o Gigante em um time competitivo nas últimas partidas.
Com um jogo a menos que os outros clubes – o duelo contra o América-MG, em Minas Gerais, pela 15ª rodada, ainda não foi disputado – o Cruzmaltino demonstra uma reação e consegue terminar suas primeiras 19 partidas com 16 pontos, algo completamente inesperado há duas semanas.
O Vasco volta a campo no próximo domingo, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, às 18h30. O confronto é crucial para o Cruzmaltino manter a caravela na direção correta: rumo ao território seguro da 16ª colocação.