Futebol Internacional
Com show de Raphinha, Barcelona vence o Sevilla e dispara na liderança da La Liga
— Continua depois da publicidade —
Sem sustos, o Barcelona ganhou com tranquilidade do Sevilla neste domingo, 5, por 3 a 0. Em jogo válido pela 20ª rodada da La Liga, as equipes se encontraram no Spotify Camp Nou e travaram um duelo complicado no primeiro tempo, mas com Raphinha sendo decisivo na etapa final com participação nos três gols. Alba, Gavi e o brasileiro foram os responsáveis por marcarem no duelo.
Um primeiro tempo completamente dominante do Barcelona. Com a posse de bola, a equipe dominou o Sevilla, controlou as ações e teve as principais oportunidades na etapa inicial. No entanto, o time perdeu Busquets logo aos quatro minutos por lesão no tornozelo. O volante dividiu com El-Nesery e acabou torcendo o pé. Kessie foi o escolhido para entrar no lugar do camisa 5 e acabou proporcionando ainda mais liberdade para De Jong atuar.
Até os primeiros 15 minutos, o jogo foi de troca de passes e busca por espaço na defesa do Sevilla. O Barcelona girava a bola de ponta a ponta e só aos 16 minutos conseguiu assustar. Gavi lançou Lewandowski, que ganhou de Gudeli e chutou em cima de Bono. Na cobrança de escanteio, De Jong encontrou Araujo, que cabeceou e mandou com perigo próximo a trave. Aos 25′, Lewandowski arriscou de fora da área e obrigou o goleiro a espalmar para escanteio. Até o fim do primeiro tempo, o Barça tentou criar e até trabalhava a bola mais rápido, mas encontrava reais dificuldades de surpreender e achar espaços na defesa, o que fez com que o primeiro tempo terminasse sem gols.
A pressão do Barcelona em busca do gol seguiu durante o segundo tempo e rapidamente ele saiu. Depois de Lewandowski e Raphinha pararem na falta de mira e em Bono, Gavi alçou a bola para Raphinha, que dominou e acionou Kessie. O marfinense dominou e deu belo passe para Alba, que bateu cruzado e abriu o placar aos 12 minutos. A vantagem fez com que o Barcelona controlasse ainda mais o jogo, enquanto o Sevilla buscasse sair para o ataque, mas sem sucesso. Aos poucos, os catalães voltaram a marcar presença no campo de ataque e o segundo gol não demorou para sair.
Aos 20, Raphinha é lançado, dispara e limpa a marcação. O brasileiro cruzou e Gavi apareceu livre para ampliar e praticamente colocar um ponto final no jogo. Sem respostas, o forte sistema defensivo do Sevilla marcava recuado, mas longe de evitar pressão do Barcelona, que pelo chão girava muito a bola e arriscava mais pelo alto, mas sem perder o controle da posse de bola. Ainda deu tempo para Raphinha, enfim, deixar o dele no Camp Nou. Com 33 minutos, De Jong lançou Alba na esquerda, que cruzou e Raphinha completou livre para fazer o terceiro.
Nocauteado, o Sevilla pouco fez, criou e sucumbiu na própria tentativa de encurralar o Barcelona e não deixar jogar. Mesmo com dificuldades, os donos do Camp Nou tiveram calma, souberam rodar e encontrar alternativas no talento individual e entrosamento coletivo para desarranjar a defesa adversária.
Com a vitória, o Barcelona chega aos 53 pontos e abre oito pontos de vantagem para o vice-líder Real Madrid. O Sevilla é o 16° com 21 pontos. Na próxima rodada, os catalães enfrentarão o Villarreal, fora de casa, às 17h (de Brasília) no domingo, 12. No dia anterior, o Sevilla recebe o Mallorca, às 14h30.