Olimpíadas

Com vôlei feminino na final, Brasil quebra recorde histórico de medalhas em Olimpíadas

Publicado em

Foto: Miriam Jeske/COB
— Continua depois da publicidade —

O Brasil alcançou uma marca inédita nesta sexta-feira, 6, com a classificação da Seleção Brasileira feminina de vôlei para a final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O país chegou a 20 medalhas garantidas na atual edição e quebrou o recorde estabelecido na Rio 2016 quando alcançou 19 pódios. O número ainda pode ficar maior caso algumas modalidades confirmem as suas posições entre os três primeiros.

Em casa, o Brasil teve grande desempenho e fechou a edição com 19 medalhas: sete de ouro, seis de prata e outras sete de bronze. Em 2021, a estreia de novas modalidades na programação olímpica proporcionou que o país se destacasse com quatro medalhas garantidas. No surf, Ítalo Ferreira desbancou Kanoa Igarachi e faturou o ouro. Já no Skate, Kelvin Hoefler e Rayssa Leal conquistaram a prata no street e Pedro Barros também ficou em segundo no Park.

Algumas modalidades que chegaram a ficar no pódio cinco anos atrás não conseguiram manter as posições como o tiro esportivo com Felipe Wu e o vôlei de praia, este último marcando um recorde negativo pela primeira vez desde a entrada nos Jogos Olímpicos em que nenhuma dupla brasileira ficou entre os três primeiros colocados.

Publicidade

Por outro lado, Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, Alison dos Santos, no 400m com barreiras, e Rebeca Andrade, na ginástica, surpreenderam e colecionaram medalhas que ajudaram a impulsionar a presença brasileira entre o top20 no quadro de medalhas.

Um dos destaques até aqui, o Boxe é uma das modalidades que conseguiram dar muitas alegrias aos brasileiros. Com três medalhas garantidas, os pugilistas brasileiros deram show dentro dos ringues com Abner Teixeira fechando com o bronze e Beatriz Ferreira e Herbert Conceição ainda buscando ficar no lugar mais alto do pódio ou pelo menos com duas pratas.

Relembre os atletas do Brasil que medalharam em Tóquio:

Ouro

Ítalo Ferreira (surf)

Rebeca Andrade (ginástica)

Ana Marcela Cunha (maratona aquática)

Martine Grael e Kahena Kunze (Vela)

Prata

Kelvin Hoefler (Skate street)

Rayssa Leal (Skate street)

Pedro Barros (Skate Park)

Rebeca Andrade (Ginástica)

Bronze

Alison dos Santos (400m com barreira)

Luisa Stefani e Laura Pigossi (Tênis – duplas)

Thiago Braz (Salto com vara)

Fernando Scheffer (200m livres)

Bruno Fratus (50m livres)

Mayra Aguiar (Judô – 78kg)

Daniel Cargnin (Judô – 66kg)

Abner Teixeira (Boxe)

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile