Grêmio

Como o retorno à Arena contribui para aumentar o rendimento do Grêmio na temporada?

Publicado em

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
— Continua depois da publicidade —

O Grêmio retorna à Arena do Grêmio no domingo (01) às 11h (Horário de Brasília), em duelo contra o Atlético-MG, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O estádio ficou interditado por quase 5 meses devido às enchentes que atingiram a cidade de Porto Alegre, o que torna ainda mais especial a volta da torcida na casa do Tricolor.

Além da alegria de voltar para casa, os gremistas também contam com outro benefício: o aproveitamento na Arena. Antes de fecharem os portões do local, o Imortal mantinha um retrospecto positivo de 86% em sua casa, com 10 vitórias, um empate e uma derrota. Após passar a mandar seus jogos em Caxias do Sul (RS), Chapecó (SC) e Curitiba (PR), essa marca caiu para 50%, com seis vitórias, três empates e cinco derrotas. Por isso, a expectativa é que o clube possa retomar as conquistas dentro de seu estádio.

O jogo contra o Atlético-MG será tratado como um evento teste. O estádio terá capacidade reduzida de público, com 12,7 mil lugares para os gremistas e diversas outras restrições, como iluminação especial, tapete sintético para aquecimento, entre outras medidas. A expectativa é que o local volte a operar completamente apenas em novembro.

Publicidade

— Apesar das restrições, a volta do Grêmio à Arena tem tudo para ser benéfica para o clube. O ambiente faz toda a diferença no futebol. Por isso, mesmo em menor quantidade, a sintonia com os torcedores acaba energizando a equipe, o que traz um fator muito positivo dentro de campo. Essa relação dos gremistas com o estádio tem tudo para ajudar o clube a retomar a sequência positiva que estava construindo antes da tragédia — aponta Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa especializada em marketing esportivo.

O clube já iniciou as vendas para o duelo, que serão realizadas exclusivamente pelo site, devido às limitações no funcionamento dos equipamentos eletrônicos do local. Apenas produtos industrializados estarão disponíveis no estádio. A Arena ainda fornecerá água gratuitamente a todos os presentes e será permitido o acesso com alimentos e bebidas não alcoólicas em garrafas transparentes.

Assim como a venda dos bilhetes, o retorno é importante para retomar o crescimento dos sócio-torcedores, que são fundamentais para compor a renda da equipe. Neste ano, o clube ultrapassou a marca de 120 mil sócios, além de um faturamento de R$ 33 milhões com o departamento em 2023.

— Neste processo de impulsionar o número de sócios, é fundamental investir no oferecimento de experiências e benefícios que os torcedores terão além do campo. São estratégias comerciais que podem, inclusive, reduzir um pouco a influência dos resultados esportivos, e que também fazem com que o apoio da torcida seja revertido em um crescimento de receitas. Tudo isso deve ser feito em prol do torcedor que, para nós, é a figura central. Os clubes devem dar atenção a eles 24 horas por dia — explica Sara Carsalade, co-founder e responsável pela vertical de esportes da Somos Young, empresa especializada no atendimento a sócios-torcedores, que trabalha com clubes como Cruzeiro e Coritiba.

Os patrocínios também são uma fonte de receita importante do clube. No ano passado, o Grêmio assinou por três temporadas com a casa de apostas Esportes da Sorte, para estampar a região do peito da camisa, entre o escudo a logo da Umbro, fornecedora de material esportivo da equipe.

— O Esportes da Sorte está em diversas frentes apoiando o esporte brasileiro. A parceria com o Grêmio é um sucesso e nos enche de orgulho. Estivemos envolvidos diretamente na vinda do craque Luis Suárez, um ícone global, e o retorno foi imediato. A temporada que ele fez marcou o futebol nacional, rendendo o prêmio de melhor jogador do ano. Que Esportes da Sorte e Grêmio possam caminhar juntos para mais vitórias — afirma Darwin Henrique da Silva Filho, CEO do Esportes da Sorte.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile