Geral
Confira como foi o desempenho em 2023 dos novos reforços do Peixe
O desempenho dos novos contratados do Santos em 2023.
— Continua depois da publicidade —
Mirando o retorno pra série A já em 2024 o Santos anunciou 11 reforços, alguns nomes de destaque misturado a medalhões e promessas.
De longe o nome de maior impacto foi o atacante Willian Bigode, mais experiente da lista com 37 anos, famoso por sempre marcar contra o Santos. Aliás seu último gol em 2023 foi justamente contra o Peixe na vitória do Athlético-PR por 3 a 0. Sofreu com problemas musculares atuando em poucos mais da metade dos jogos do Furacão no Brasileirão. Outro experiente é o zagueiro Gil (36) que fez 61 jogos em 2023 com a camisa de Corinthians marcando quatro gols, mesmo número de Bigode.
Do rival paulista veio também Giuliano, meia de 33 anos e por quase toda a temporada esteve como titular. Para as laterais, posição carente do clube há anos, o Santos aposta em três nomes: Aderlan que fez boa temporada pelo Red Bull Bragantino, Hayner titular do elenco rebaixado do Coritiba e Jorge, atleta que sofreu com lesões em 2023 atuando em apenas quatro jogos pelo Fluminense.
O mais identificado dentre os reforços é o volante Diego Pituca, volante vice-campeão da Libertadores pelo Santos em 2020, estava no futebol japonês (Kashima Antlers) onde fez 37 jogos com três gols, seu clube acabou em 5º na J-League quase conseguindo uma vaga da Champions Asiática. Da mesma posição e também no Japão em 2023 veio João Schmidt (30 anos), fez 40 jogos pelo Kawasaki Frontale na temporada passada.
O meia venezuelano Otero esteve no Aucas do Equador, titular em toda a Libertadores e em dois dos seis jogos das Eliminatórias pela Venezuela, em 31 jogos fez 4 gols.
Para o ataque, o Peixe trouxe além de Bigode o jovem Marcelinho, autor de sete gols em 47 partidas pela Tombense, não conseguiu evitar o rebaixamento de sua equipe para 3º divisão mas tem experiência em série B, o que poucos no atual plantel possuem.
Já o atacante Guilherme começou 2023 no Grêmio, mas fez boa parte da temporada passada no Fortaleza onde marcou 10 gols em 53 partidas.