Corinthians
Conheça a ‘Autistas Alvinegros’, primeira torcida de pessoas dentro do espectro autista do Brasil
— Continua depois da publicidade —
Antes do empate do último domingo, o goleiro Cássio vestiu uma camisa tão importante quanto o manto do Timão e ajudou a dar visibilidade a uma causa socialmente cara e relevante. O manto negro com letras brancas estampava a seguinte frase: ‘Autistas Alvinegros’. Quem assiste aos jogos do Corinthians já deve ter reparado a faixa que está sempre aberta na Neo Quimíca Arena, mas afinal, o que é o ‘Autistas Alvinegros’, pelo que eles lutam e o que representam?
O Autistas Alvinegros, é o primeiro movimento de torcida do Brasil a contemplar torcedores que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, dentro dos estádios brasileiros. A torcida sempre comparece aos treinos abertos e jogos do elenco principal, feminino e categorias de base. A princípio se reuniam no setor leste da Arena, mas o Corinthians logo abraçou a causa e designou um local específico para os membros desta torcida.
Atualmente o setor destinado ao Autistas Alvinegros é o Oeste Superior e nele, todos os torcedores dentro do espectro têm direito a um ingresso gratuito – para a pessoa atípica – e três em esquema de meia entrada para os acompanhantes. O local tem capacidade para 160 pessoas, sendo 40 torcedores TEA e 120 acompanhantes.
Vale salientar que o Corinthians foi pioneiro ao inaugurar na Arena em 2019, antes mesmo da criação do movimento, um espaço para crianças autistas. A sala conta com paredes e janelas que isolam sons e lá acontecem atividades desenvolvidas para pessoas com deficiência intelectual e autistas.
Gostando do texto? Mais informações sobre o Corinthians você encontra no Esporte News Mundo através do Twitter, Facebook e Instagram.
Sob o lema ‘Respeito, empatia e inclusão’, o movimento luta por um futebol inclusivo, onde todos se sintam à vontade e respeitados para exercer seu ato de torcer pelo time do coração, sendo quem são. E não se restringem apenas às pessoas dentro do espectro, torcedores com outros tipos de deficiência são bem-vindos para torcer e lutar juntos.
Para garantir os ingressos, é necessário cadastrar na plataforma de venda do Corinthians, o torcedor TEA ou seu responsável, no caso de menores de idade, e posteriormente entrar em contato por email com o tea@sccorinthians.com.br, informando seus dados cadastrais e anexando o laudo médico. Após a verificação, o perfil é alterado para a categoria TEA e o torcedor já poderá adquirir ingressos para os jogos do clube na Neo Química Arena.
O futebol é um espelho da sociedade e deve refletir a nossa diversidade. É essencial que os estádios tenham as mesmas condições de acesso para todos e que as torcidas sejam exemplo de luta por respeito, dignidade e justiça social. A localização estratégica no estádio faz com que a luta dos Autistas Alvinegros seja sempre vista pela televisão e pode influenciar a criação de novas torcidas inclusivas por todo Brasil, mas é preciso que os clubes e seus dirigentes também abracem as causas sociais, como o Corinthians tem abraçado essa.