Olimpíadas

Esgrima é um dos esportes mais tradicionais das Olímpiadas

Publicado em

Foto: Federação Internacional de Esgrima/ Divulgação
— Continua depois da publicidade —

As Olímpiadas de 2024 começam oficialmente nesta sexta-feira (26), serão 329 eventos em 32 esportes. Um esporte que não é muito conhecido pelo público, principalmente o brasileiro, é a esgrima, um esporte olímpico desde a primeira edição moderna, em 1896.

Nas Olímpiadas de Paris, nos dias 27/07 e 28/07, já haverá disputa por medalhas na esgrima.

Como funciona o esporte:

Publicidade

A esgrima é esporte de combate que utiliza florete, espada ou sabre. O objetivo é encostar no adversário com um desses artefatos sem ser tocado. Para praticar, é necessário utilizar uma roupa específica que é composta por uma máscara de ferro e o colete elétrico (que identifica quem tocou primeiro). Os movimentos consistem em ataque e defesa, e a movimentação geralmente é em linha reta. Entre os movimentos estão: flecha, a fundo, romper, guarda e marcha.

Esta é a única modalidade de combate que não é permitido contato corporal.

A depender da arma utilizada, as regras podem variar. Com o florete, a ação só pode ocorrer pela ponta e só é válida a vitória se o adversário atingir o tronco ou pescoço. A espada também só pode ser usada a ponta, mas o corpo inteiro do adversário é válido para encerrar a disputa. Já o sabre só pode ser utilizado do tronco para cima, porém qualquer parte da lâmina garante a vitória.

As infrações da esgrima consistem em: virar-se de costas para o oponente, contato corporal, uso da mão e braço não armados ou segurar qualquer parte do equipamento elétrico.

O combate na esgrima é composto por três rounds de três minutos cada ou até um competidor tocar 15 vezes em seu adversário.

Brasileiros na esgrima

Três brasileiros vão tentar garantir alguma medalha para o Brasil na esgrima. Nathalie Moellhausen é a oitava colocada no ranking mundial da espada. Ela é a favorita do Brasil a conseguir subir ao pódio. Nathalie vai a combate sábado (27) às 07h05, contra a canadense Ruien Xiao. 

Mariana Pistoia e Guilherme Toledo, ambos no florete individual, também vão buscar medalhas em Paris. Pistoia vai disputar contra Samantha Catantan, da Filipinas, no dia 28/07 às 04h30, e Guilherme Toledo vai começar sua participação na segunda-feira (29) às 08h05, contra o chines Mo Ziwei.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile