Vasco

Conheça as características de Álvaro Pacheco, possível técnico do Vasco

Vasco está perto de contratar o técnico português Álvaro Pacheco, que rescindiu com o Vitória de Guimarães.

Publicado em

Reprodução Redes Sociais
— Continua depois da publicidade —

O Vasco acelerou negociação com o treinador português, Álvaro Pacheco, que já rescindiu com o Vitória de Guimarães e não participou do treino da equipe na quarta-feira (15). Álvaro tinha contrato com o Vitória até junho de 2025 com o clube português e sua rescisão foi a custo zero, segundo informou o presidente do clube europeu.

O técnico português deve assinar contrato de um ano com o Vasco, com possibilidade de prorrogar por mais uma temporada em caso de metas cumpridas. A equipe cruz-maltina vem sendo comandada interinamente por Rafael Paiva. O treinador do sub-20 esteve à frente de três jogos até o momento e soma um empate, uma derrota e uma vitória. Ele seguirá dando os treinos no CT Moacyr Barbosa até a chegada do português.

Características do estilo de jogo:

Publicidade

Sobre os times de Álvaro Pacheco em campo, o jornalista Carlos Rodrigues, do Sportv de Portugal, definiu o estilo de jogo como corajoso e ofensivo, em reportagem publicada no GE. Durante a passagem pelo Vitória de Guimarães, o treinador usou uma linha de três zagueiros, que alternava entre um 3-4-3 e um 3-5-2. No Vizela e no Estoril, a formação mais utilizada foi uma linha de quatro na defesa, nos esquemas 4-3-3 e 4-2-3-1. Coincidentemente, são os quatro esquemas mais usados pelo cruz-maltino em 2024.

— As equipes dele jogam por norma um futebol corajoso. Ele conseguiu a manutenção do Vizela, mas com uma capacidade de colocar problemas aos grandes candidatos ao título em Portugal. Falamos do Benfica, do Porto e do Sporting, sobretudo, com a equipe a jogar bem — comentou Carlos.

Como um possível ponto negativo está a quantidade de gols que as equipes de Álvaro Pacheco, no Vizela e no Estoril, sofriam nos acréscimos das partidas. No entanto, o problema parece ter sido resolvido no Vitória de Guimarães.

— Tanto no Vizela como no Estoril havia um estigma, que ficou um pouco colado inicialmente ao Álvaro Pacheco, que era o fato de muitas vezes sofrer gols nos acréscimos. As pessoas questionavam um pouco porque as equipes dele perdiam tantos pontos depois do minuto 90, mas esse é um dado que ele conseguiu mudar após chegar ao Vitória — completou o comentarista do sportv.

Últimos três trabalhos de Álvaro Pacheco na carreira:

Vizela: 95 jogos (32 vitórias, 28 empates e 30 derrotas)

Estoril: 8 jogos (3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas)

V. de Guimarães: 32 jogos (18 vitórias, 5 empates e 9 derrotas)

Aproveitamento dos últimos técnicos dos Vasco na era Saf:

Maurício Barbieri (2023):24 jogos, 9 vitórias, 4 empates e 11 derrotas. Aproveitamento: 43%.

Ramón Díaz (2023–2024):41 jogos, 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas. Aproveitamento: 50%.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile