Botafogo
Conheça o Defensa y Justicia, adversário do Botafogo na Sul-Americana
Campeão em 2020, equipe de Buenos Aires não joga desde a partida de volta das oitavas de final, no dia 8 de agosto
— Continua depois da publicidade —
O Botafogo enfrenta o Defensa Y Justicia, da Argentina, nesta quarta-feira (22), às 19h, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Em jogo de ida a ser realizado no Estádio Nilton Santos, o Glorioso chega as quartas após se classificar em segundo do grupo A e avançar de Patronato e Guaraní, do Paraguai. Já o Defensa passou do Emelec, do Equador, nas oitavas de final e se classificou em primeiro lugar do grupo F, com 15 pontos.
Líder do Brasileirão com 48 pontos, o Botafogo vem de empate sem gols contra o São Paulo no Morumbi. Já o Defensa ficou na sexta colocação na primeira fase do Campeonato Argentino e não atua desde o jogo de volta das oitavas de final contra o Emelec, no dia 8 de agosto, quando venceu por 1 a 0.
O Defensa Y Justicia tem bom retrospecto na Sul-Americana, a equipe se sagrou campeã em 2020, ao eliminar Vasco da Gama e Bahia pelo caminho. O modesto time de Buenos Aires também fez história ao conquistar a Recopa Sul-Americana de 2021 em cima do Palmeiras.
+Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.
ATUAL MOMENTO DO DEFENSA Y JUSTICIA E PRINCIPAIS JOGADORES
Dentre as equipes na elite do futebol argentino, o Defensa é uma das menores de Buenos Aires, mas acumula resultados expressivos e conseguem trazer jogadores de boa qualidade ao time. O jornalista Claudio Blanco, da Radio Gran Buenos Aires, detalhou o atual momento do time.
-É um momento de transição. Bom, mas em transição, devido à substituição de jogadores. Mesmo assim, mantém a base do time. No torneio local está sempre brigando entre os 10 primeiros e, por ser um time humilde, se firmou na Primeira Divisão desde 2014 quando subiu e desde 2017 não para de disputar Copas.
A mais recente contratação da equipe é o experiente centroavante Lucas Pratto, que veio a custo zero para a equipe. O atacante de 35 anos estava no Vélez Sarfield e teve passagem no Brasil entre 2015 e 2017, ao jogar por São Paulo e Atlético-MG. Mas Pratto não é o principal jogador do time, o goleador Nicolás Fernández é quem toma a dianteira da equipe. Vindo das categorias de base do clube, ele tem 20 gols e quatro assistências em 35 jogos em 2023 e na Sul-Americana são seis gols e duas assistências em oito partidas.
– Nicolás Fernández é a referência e artilheiro, além de Enrique Bologna, de 41 anos, é um veterano e experiente goleiro que está em alto nível, após a saída do capitão Ezequiel Unsaín para o Necaxa, do México. Lucas Pratto foi contratado mas é uma opção apena para o 2ª tempo. – afirmou Blanco sobre o atual elenco do Defensa
COMO JOGA O DEFENSA Y JUSTICIA
A equipe é comandada pelo argentino Julio Vaccarri desde setembro de 2022 e acumula resultados razoáveis. O jornalista Raul Bieber, comentou a forma que o Defensa Y Justicia joga.
-O Defensa Y Justicia joga com um sistema 4-2-3-1 e é estritamente respeitado. Zagueiros fortes e laterais que vão sempre para o ataque, com dois jogadores de contenção fortes e que defendem bem. No ataque é feita uma linha de três, com Solari na direita, com velocidade e na esquerda Togni, muito rápido e que bate bem de fora. O camisa dez é Barbona ou Bogarín que fazem o time jogar e tem bons remates de fora. A única referência no ataque é Fernández, que luta muito entre os zagueiros no ataque.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
DEFENSA Y JUSTICIA
Bologna; Sant’Anna, Malatini, Cardona e Soto; Tripicchio, Gutiérrez e Barbona; Solari, Fernández e Togni. Técnico: Julio Vaccari