Futebol Internacional

Contratado pelo Leeds, técnico Javi Gracia não está liberado para trabalho na Inglaterra

Publicado em

Eric Alonso/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

Após vários nomes serem especulados e contactados, o Leeds United oficializou a contratação do técnico Javi Gracia para a sequência da temporada na última terça-feira (21). Aos 52 anos, o treinador espanhol está de volta ao futebol inglês, onde teve uma passagem bem-sucedida pelo Watford entre janeiro de 2018 e setembro de 2019. Porém, há um entrave burocrático e a estreia de Gracia à frente do banco de reservas pode durar mais um pouco. Tudo por conta dos acordos para obter licença de trabalho desde quando o Reino Unido optou pela saída da União Europeia.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o novo comandante técnico do Leeds United precisa de uma autorização de trabalho. A Football Association (FA), entidade que regulamenta o futebol inglês, exige que um técnico estrangeiro tenha trabalhado por dois anos consecutivos ou por 36 meses nos últimos cinco anos. Javi Gracia não preenche tal requisito porque, no período em que a FA considera como trabalho em ligas de alto nível, trabalhou 27 meses desde 2018, mas não de forma consecutiva. O Corpo Governante dos Avais (GBE, em inglês) da FA não deve ser contrário a dar uma autorização de trabalho, mas talvez não seja no tempo suficiente para estar no pleno exercício de suas ações no próximo jogo do Leeds.

Um grupo de três pessoas deve analisar o caso e decidir, segundo o Daily Mail, se o treinador “é do mais alto calibre e está apto para contribuir significativamente para o desenvolvimento do jogo no mais alto nível na Inglaterra”. Pelo sucesso no Watford, quando evitou o rebaixamento em 2018, garantiu o melhor desempenho da equipe na Premier League em 2019 e foi finalista da FA Cup (Copa da Inglaterra) no mesmo ano, o grupo irá autorizar o pleno exercício de suas funções. Enquanto isso, todos os interessados ficam à espera da celeridade da FA em resolver o assunto.

Publicidade

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

Javi Gracia tem 52 anos e nasceu em Pamplona/ESP. Como jogador, atuou apenas na Espanha. Como técnico, teve a maioria de seus trabalhos em solo hispânico, mas tem circulado por outros países do Velho Continente. Começou no time juvenil do Villarreal, e depois treinou Pontevedra, Cádiz, Villarreal B, Olympiakos Volou/GRE, AOK Kerkyra/GRE, Almería, Osasuna, Málaga, Rubin Kazan, Watford, Valencia e Al-Sadd/QAT. Como não está liberado para trabalhar, o técnico apenas assinou o contrato e conheceu o elenco do Leeds United no Thorp Arch, centro de treinamento do clube, mas não realizou qualquer atividade nem aparecer nenhum trabalho midiático.

Até a pendência burocrática ser resolvida, o trio composto por Michael Skubala, Paco Gallardo e Chris Armas segue a comandar o clube nos treinamentos e nos jogos, caso não haja rapidez da FA em resolver o assunto de Javi Gracia. Sem vencer há dez rodadas da Premier League, o Leeds ainda busca sua primeira vitória em 2023 pela competição nacional. A equipe está na 19ª e penúltima colocação, com 19 pontos. O próximo desafio do clube é o confronto direto contra o Southampton, último colocado e com um ponto a menos. A partida será realizada ao meio-dia do próximo sábado (25), no Elland Road, em Leeds/ING, pela 25ª rodada do Campeonato Inglês.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile