Copa do Mundo Feminina - Austrália & Nova Zelândia 2023

Copa do Mundo Feminina: como as decisões do VAR serão explicadas pelos árbitros para o público no estádio

Presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, Collina disse que os testes geraram respostas positivas

Publicado em

Foto: JEWEL SAMAD/AFP via Getty Images
— Continua depois da publicidade —

A Fifa anunciou que para a Copa do Mundo Feminina, que começará no dia 20 de julho na Austrália e na Nova Zelândia, todas as decisões tomadas após intervenção do VAR serão anunciadas pela arbitragem através do sistema de som dos estádios. Presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, Collina disse que os testes geraram respostas positivas.

+ Leia as notícias da Copa do Mundo Feminina

– Queremos dar mais transparência, mais entendimento à decisão tomada por um árbitro. Os árbitros aqui em Sydney já treinaram no campo de treinamento e as coisas estão indo bem (…) Estamos muito confiantes de que esta nova ferramenta será muito positiva – disse.

Publicidade

O modelo foi testado e aprovado pela Fifa em duas competições realizadas este ano: o Mundial de Clubes, no Marrocos, e o Mundial Sub-20, na Argentina.

Os árbitros na Nova Zelândia e na Austrália consultarão uma tela ao lado do campo antes de anunciar sua decisão, o motivo da decisão, os jogadores envolvidos e uma breve descrição do incidente por meio de um microfone em sua camisa. Além disso, foram instruídos a não perder tempo durante o procedimento na Copa do Mundo.

Os acréscimos também serão “padrão-Qatar”. A orientação dada à arbitragem no Catar será repetida agora: rigor no cálculo do tempo perdido em situações como substituições (especialmente quando há mais de uma troca na mesma parada) e atendimentos médicos em campo.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile