Copa do Mundo - Qatar 2022
Copa do Mundo Qatar 2022: relembre campanha de Camarões nas Eliminatórias
— Continua depois da publicidade —
Longe do que já foi um dia com jogadores destacados, folclóricos e time carismático, a Seleção de Camarões vai disputar a Copa do Mundo no Qatar, a ser realizada entre os próximos dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Em sua oitava participação no Mundial, é o país do continente africano que mais disputou o torneio. Apesar de não estar nos áureos tempos, o grupo que participou das Eliminatórias e tende a ser convocado é formado por bons jogadores que atuam no futebol europeu e foram estes atletas que conseguiram a vaga em uma disputa tão acirrada e difícil. A campanha na Copa de 1990, realizada na Itália, foi a melhor da história dos camaroneses, quando foram eliminados nas quartas de final, capitaneados por Roger Milla.
O formato das Eliminatórias Africanas é diferente do que estamos acostumados a ver na América do Sul e na Europa. As 54 seleções filiadas à Confederação Africana de Futebol (CBF) são divididas em dois grupos de acordo com suas respectivas posições no ranking da Fifa. As que ficarem entre a 27ª e 54ª posições são sorteadas para a primeira fase de confrontos eliminatórios. Quem levar a melhor no placar agregado avança à próxima fase, formada por grupos. Os 14 classificados se juntam aos 26 primeiros colocados que entram na segunda fase e são divididos em dez grupos com quatro seleções cada. Apenas os primeiros colocados avançam à fase final, onde os dez sobreviventes são sorteados e os cinco vencedores disputam a Copa. Não há repescagem na África.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
A seleção camaronesa entrou na segunda fase e liderou o Grupo D, composto por Costa do Marfim, Moçambique e Malaui. Na fase final, foi derrotada em casa pela Argélia por 2 a 1, mas venceu por 2 a 1 nos acréscimos da prorrogação e teve a vaga confirmada pelos gols marcados como visitante. No Mundial do Qatar, os Leões Indomáveis estarão no Grupo G, ao lado de Brasil, Sérvia e Suíça. A estreia de Camarões será diante dos suíços no Al Janoub Stadium, às 7h da manhã do dia 24 de novembro, uma quinta-feira. No dia 28, segunda-feira, a Sérvia será adversária dos camaroneses também às 7 da manhã no mesmo estádio da estreia e encerram a participação na fase de grupos diante da Seleção Brasileira às 16 horas do dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, no Lusail Iconic Stadium.
Desempenho de Camarões nas Eliminatórias Africanas
Segunda fase – Grupo D
Camarões 2-0 Malaui – rodada #1 (3 de setembro de 2021), Paul Biya Stadium, Yaoundé/CMR
Costa do Marfim 2-1 Camarões – rodada #2 (6 de setembro de 2021), Stade Olympique Alassane Ouattara, Abidjan/CMF
Camarões 3-1 Moçambique – rodada #3 (8 de outubro de 2021), Japoma Stadium, Douala/CMR
Moçambique 0-1 Camarões – rodada #4 (11 de outubro de 2021), Stade Ibn Batouta, Tânger/MAR
Malaui 0-4 Camarões – rodada #5 (13 de novembro de 2021), Orlando Stadium, Joanesburgo/AFS
Camarões 1-0 Costa do Marfim – rodada #6 (16 de novembro de 2021), Japoma Stadium, Douala/CMR
Terceira fase
Camarões 0-1 Argélia – jogo #1 (25 de março de 2022), Japoma Stadium, Douala/CMR Argélia 1-2 Camarões (prorrogação) – jogo #2 (29 de março de 2022), Mustapha Tchaker Stadium, Blida/AGL