São Paulo

Copa Sul-americana: conheça os adversários do São Paulo no torneio

Publicado em

Foto: Conmebol
— Continua depois da publicidade —

O São Paulo conheceu seu grupo com seus adversários da Copa Sul-americana, na última segunda-feira (27), no sorteio realizado pela Conmebol, no Centro de Convenções, em Luque, no Paraguai.

A equipe do Morumbi está no grupo D, juntamente com Deportes Tolima, da Colômbia, Tigre, da Argentina e Academia Puerto Cabello, da Venezuela. A Conmebol ainda não divulgou as datas das partidas, mas na tabela básica, o São Paulo estreia fora de casa contra o Tigre na próxima semana e deve encerrar a fase de grupos com duas partidas no Morumbi.

A COMPETIÇÃO

Publicidade

São oito grupos de quatro equipes. Cada equipe fará seis partidas na fase de grupos. Os primeiros colocados avançam de forma direta às oitavas de final. Já as equipes que ficarem em segundo nas chaves, vão disputar um mata-mata contra os terceiros colocados dos grupos da Copa Libertadores. Os vencedores também vão às oitavas da Sul-americana.

OS ADVERSÁRIOS NA COPA SUL-AMERICANA

Deportes Tolima-COL

A equipe colombiana do técnico Hernán Torres chega motivado para esta temporada. Em 11 partidas que fez até aqui, conquistou quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas, sendo o último jogo diante do Atlético Huila com vitória por 2 a 1.

A equipe ficou conhecida aqui no Brasil por ter eliminado o Corinthians na edição da Libertadores de 2011, com o mesmo treinador. Desde 2019, quando retoronou ao cargo, Torres esteve a frente do Tolima no título do Torneo Apertura em 2021, no vice campeonato do Clausura, no mesmo ano, e também na conquista da Superliga da Colômbia no ano seguinte.

A maioria dos atletas são jovens. O meia Facundo Boné e os atacantes Andrés Rentería e Diego Herazo são alguns dos destaques da equipe.

Para o São Paulo encarar o time colombiano, a logística não será das melhores. Terá de jogar no Estádio Manuel Murillo Toro, localizado em Ibagué. O elenco são-paulino deve fazer escala na capital Bogotá antes de chegar no local.

Taça da Copa Sul-americana | Foto: Conmebol

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Tigre-ARG

Com apenas nove jogos disputados até aqui, a equipe de Diego Martínez possui mais números negativos do que positivos. São duas vitórias, três empates e quatro derrotas, sendo uma sequência de três revés nos últimos três jogos. No torneio nacional, onde retornou à elite nesta temporada, é o 21ºcolocado com oito pontos (são 28 equipes).

O Tigre foi finalista da Copa Sul-americana e vice-campeão contra o próprio São Paulo, na edição de 2012. Porém, desde então, tem oscilado na primeira e segunda divisões da Argentina. Foi campeão da B em 2022.

Como um destaque do time está o atacante Mateo Retegui, que já chegou a estrear nesta semana pela seleção italiana nas eliminatórias para a Eurocopa de 2024, marcando dois gols. Ele é argentino naturalizado italiano.

Academia Puerto Cabello-VEN

O novato da Copa Sul-americana é líder do Campeonato Venezuelano com 21 pontos em e possui 100% de aproveitamento até aqui – em oito partidas (juntando com a primeira fase do torneio), conquistou oito vitórias, com 19 gols marcados (média de 2,38 por jogo) e oito sofridos (média de 0,13 gol por jogo).

Porém, não será a primeira competição internacional da equipe Noel Sanvicente. Em 2021, participou da Copa Sul-americana, e foi eliminado pelo Metropolitanos.

Sobre logística, também não será a das mais fáceis para o São Paulo. Puerto Cabello é no litoral venezuelano, a cerca de 200 quilômetros da capital Caracas; O estádio Complejo Deportivo Socialista, tem capacidade apenas para 7 mil pessoas.

PREMIAÇÃO

Nesta temporada, a Copa Sul-americana vai pagar US$ 77,8 milhões (R$ 408,45 milhões) em premiação, com um aumento de 30% em relação a competição do ano passado.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile