Coritiba
Coritiba anuncia Paulo Autuori como diretor técnico
Profissional ficará responsável pela gestão técnica e desenvolvimento metodológico das áreas relacionadas ao futebol do clube
— Continua depois da publicidade —
O Coritiba anunciou nesta quinta-feira (9) Paulo Autuori como novo diretor técnico do clube. Aos 67 anos, o profissional será responsável pela gestão técnica e desenvolvimento metodológico das áreas relacionadas ao futebol do clube. Campeão mundial como treinador em 2005, durante passagem pelo São Paulo, é mais um nome escolhido pelo Coritiba para atuar na reformulação e qualificação do departamento de futebol da equipe.
Autuori deverá atuar também como um elo entre a diretoria, elenco e comissão técnica. Multicampeão como treinador, exerceu as funções de superintendente de futebol e coordenador técnico de Athletico-PR, Santos, Goiás, Internacional e Cruzeiro ao longo dos últimos anos. Em Belo Horizonte, atuou também como técnico interino na reta final do Campeonato Brasileiro de 2023 e se desligou do clube no último mês, um dia antes da venda da SAF do Cruzeiro ser concretizada.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Como treinador, coleciona passagens pelo futebol português e japonês, além de uma série de clubes brasileiros, como Santos, Atlético Mineiro, São Paulo e Cruzeiro. Antes de assumir o comando do Cruzeiro e, consequentemente, do Coritiba a partir desta semana, Autuori teve uma experiência com o Atlético Nacional, da Colômbia, como treinador em 2023, mas renunciou ao cargo em junho do mesmo ano.
Além de Autuori, o Coritiba já havia anunciado nos últimos dias as chegadas de Marcos Menezes, como gerente do Centro de Inteligência e Análise Desportiva (CIAD), e de Juan Pablo Fiorenza, como coordenador de Saúde e Performance. Os profissionais se destacaram em seus trabalhos por Cruzeiro e na seleção dos Emirados Árabes Unidos, respectivamente.
Com o diretor técnico definido, o Coritiba volta suas atenções para a busca de seu novo treinador. Na 10ª colocação da Série B, com quatro pontos em três jogos, o Coxa decidiu por encerrar o vínculo contratual com Guto Ferreira após derrota para o Sport na última rodada. Neste sábado (11), diante do Avaí, James Freitas assumirá o comando técnico da equipe, em partida que será disputada na Ressacada, em Florianópolis.