Coritiba
Análise: Qual será o elenco e o que esperar do Coritiba na Série B?
— Continua depois da publicidade —
O Coritiba estreia na Série B 2021 em exatamente uma semana – jogo marcado para sábado (29), às 18h15, contra o Avaí-SC, no Couto Pereira – e com todas as movimentações que estão por trás do elenco do Coxa; qual deve ser o time que os torcedores verão em campo durante esta temporada? O Esporte News Mundo trouxe de maneira mais detalhada quais serão os prováveis jogadores que continuarão no plantel do Coritiba comandado por Gustavo Morínigo, quem poderá sair do time e quem está chegando no Alto da Glória.
O plantel Coxa-Branca
O Coritiba tendo em base os atletas que relacionou no inicio da temporada e no Campeonato Paranaense, conta com 37 atletas ao todo; mas ao que tudo indica, esse número que temos hoje (22/05), deverá mudar em um futuro muito próximo. Vamos ver quem sai, quem fica, quem da base pode surgir no profissional e quem pode chegar de fora do clube:
- Goleiros: Wilson, Diego Monteiro, Marcão e Arthur.
Dos goleiros do Verdão, o único que levanta-se a possibilidade de não continuar para temporada, é o goleiro Arthur. Na últimas semanas, em informação divulgada pela Rede Coxa, o goleiro foi anexado a uma possível situação envolvendo o empréstimo do atleta; ainda não foi divulgado o clube que está sendo ofertado, mas há indícios que o atleta não permaneça para a temporada. Logo, o empréstimo de Arthur e, com o curto calendário do Sub-20, levanta-se a possibilidade da integração do goleiro Rafael Willian que disputa a Copa do Brasil Sub-20 pelo Coxa – o goleiro é destaque e não seria nenhuma surpresa vê-lo entre os profissionais.
- Defensores: Wellington Carvalho, Marcio Silva, Luciano Castán, Henrique Buss, Henrique Vermudt, Nathan Ribeiro, Thalisson, Natanael, Guilherme Biro, Igor e Romário.
Mas antes que hajam reclamações sobre os listados acima, temos que pontuar que: Ângelo, cria da base e joia da torcida coxa-branca, ainda é realidade apenas para as categorias de base do time do Coritiba, então, seria – com o cuidado da colocação – incorreto, listar ele junto aos outros. Ângelo já estreou pelo Verdão, mas durante todo o Paranaense, não foi utilizado pelo paraguaio e sua comissão técnica.
Henrique Vermudt se lesionou na primeira partida da temporada e não tem previsão para retorno e, com a chegada do seus ‘xará’, Henrique Buss – que por coincidência ou não, também é cria da base do Coxa -, a dupla de zagueiros deve ser Luciano Castán e Henrique Buss. Com uma clara menção honrosa ao trabalho dos ‘piás’ da base, Thalisson e Marcio Silva, que também não seria nenhuma novidade – levando em consideração o ótimo futebol apresentado nas categorias de base -, vê-los entre os titulares ou disputando vaga na defesa do Coxa.
- Meio campistas: Jhony Douglas, Bernardo, Val, Willian Farias, Luiz Henrique, Matheus Bueno, Matheus Sales, Robinho, Lucas Nathan, Valdeci, Mattheus Oliveira.
Neste setor o torcedor pode pegar a caneta e o papel para anotar as mudanças que irão ocorrer, porque são muitas. Uma primeira observação é sobre ‘não colocar Gustavo Bochecha no grupo dos atletas citado acima’, afinal, Bochecha ainda não foi oficialmente apresentado pela diretoria; mas segundo informações do GE, o volante chega ao Couto Pereira neste final de semana e assinará o contrato até o fim de 2022 e deve disputar vaga direta com Val.
Começando pelos piás da base que podem surgir no decorrer da temporada: Biel e Bernardo – Bernardo que inclusive vem sendo relacionado constantemente pela comissão técnica de Gustavo Morínigo -, são dois destaques do sub-20 que tem a sua presença no elenco profissional aclamada pelos torcedores nas redes sociais; o bom desempenho na base vem sendo cotidiano para os piás que conduzem o barco alviverde em busca de bons resultados nas categorias de base.
+ Veja tudo do Alviverde da capital, aqui no Esporte News Mundo
Outro caso são as saídas eminentes de Matheus Bueno, Matheus Sales e Mattheus Oliveira; os três ‘Matheus” já são anunciados como possíveis ‘cartas fora do baralho’ do Gustavo Morínigo; segundo o jornalista Felipe Dalke, o jogador Matheus Bueno – que tem contrato até o fim do ano com o Verdão -, recebeu sondagens de quatro equipes, sendo elas: Chapecoense, Avaí, Cuiabá e um clube de Portugal; a expectativa é que o jogador não renove com o Coxa e pode sair em negociação até o fim da temporada.
Matheus Sales, segundo o Jornalista Rogério Scarione, deve ser emprestado para a Chapecoense e não deve ficar no Coritiba. Mattheus Oliveira tem contrato até o fim de junho de 2021 e ao que tudo indica, o Coxa não deve renovar com o atleta; rendeu muito pouco e tem um alto salário.
- Atacantes: Dalberto, Cerutti, Igor Paixão, Robinho, Rafinha, Tailson, Waguininho, William Alves, Léo Gamalho, Pablo Thomaz e Ricardo Oliveira.
No ataque do Coxa também devemos ter mudanças; com informações do jornalista Rogério Scarione, Cerutti e Ricardo Oliveira não fazem parte do planejamento do Coritiba para o restante da temporada, então, com isso, o Verdão conseguirá um alivio de cerca de R$360.000 na folha salarial para o restante da temporada.
Outro ponto levantado seria a utilização de outro piá da base: Luizão. O camisa 9 do sub-20 já foi relacionado para algumas partidas do Verdão, mas segue o trabalho como foco para as categorias de base do Coxa. Pablo Thomaz teve oportunidade na Série A na temporada passada, mas em muitos jogos não foi nem ao menos relacionado nessa temporada; esperamos para ver a situação do atleta dentro do clube.
No setor ofensivo, existem muitas possibilidade de que o Coxa olhe melhor para suas categorias de base e também ‘vá para o mercado’ em busca de soluções para as baixas que terá com possíveis lesões e eminentes saídas.