São Paulo

Criador do Reffis retorna ao São Paulo voluntariamente e explica reformulação no CT

Publicado em

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
— Continua depois da publicidade —

O São Paulo vem passando por reformulação no elenco para esta temporada e agora, isso deve acontecer no CT. Isso porque, o Dr. Turíbio Leite de Barros, criador do Reffis, visto como uma peça importante na gestão de Julio Casares, retorna ao Clube voluntariamente para liderar uma reformulação, segundo a Gazeta esportiva.

O Fisiologista Turíbio foi responsável pela criação do Reffis e trabalhou no São Paulo de 1985 a 2010 e agora volta a pedido da diretoria para tentar dar fim ao alto número de lesões no elenco profissional – a equipe liderou o quesito lesões na temporada passada entre todas as outras.

Mesmo sem ter nenhum contrato empregatício com o Clube atualmente, o fisiologista vem trabalhando forte junto com outros médicos – comitê de saúde para redefinir processos. Criador do Reffis, Turíbio comentou sobre o projeto para ajudar o São Paulo neste quesito.

Publicidade

– Não voltei para o São Paulo, porque não fui contratado pelo clube. A gente está com um projeto, que espero que ele evolua para depois a gente acabar assumindo um cargo no clube. Mas, por enquanto, eu, juntamente com um grupo de profissionais de alta qualificação, denominado de comitê de notáveis, nos propusemos a ajudar o clube voluntariamente”, disse Turíbio em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva.

Há duas semanas, o criador do Reffis, publicou em suas redes sociais que foi ao CT do São Paulo para programar avaliações de pré-temporada para poder prevenir lesões.

– Ontem estivemos no CT do @saopaulofc programando as avaliações de pré-temporada focadas em prevenção de lesões. Contribuições voluntárias e inestimáveis da Dra @gerseliangeli do conselho de notáveis e do @drthiagofukuda. Suporte do amigo Dr @j.sanchez.aquino. Contamos com o apoio sempre presente do nosso diretor de futebol belmontespfc – escreveu.

Todos os profissionais de saúde que formam o comitê de notáveis são responsáveis por viabilizar todos os equipamentos, formar procedimentos certos para o bom funcionamento da área médica do clube, que irão comportar tanto o elenco profissional, quanto as categorias de base. Como o Clube passa por momentos financeiros complicados, a diretoria se baseia na grande rede de contatos de membros deste grupo para poder dar continuidade.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

– A ideia é reformular a estrutura do clube, contando, inclusive, com o ônus de um momento, de uma dificuldade financeira muito grande, que nos obrigou a fazer todo o esforço possível para conseguir equipamentos que possam ser disponibilizados para o clube, conseguir participação de profissionais em momentos pontuais, que sejam importantes para a temporada. Estamos trabalhando muito e, felizmente, estamos conseguindo algumas vitórias importantes também. Isso vai trazer muitos benefícios para o clube”, disse Turíbio.

Por conta dos contatos do comitê de notáveis, o Clube chegou a receber uma câmara hiperbárica, um equipamento que acelera a recuperação das lesões musculares, equipamentos de academia, uma roupa de eletroestimulação de todo corpo, entre outros.

– A câmara hiperbárica já está doada pela empresa, pela Oxi, que está doando esse equipamento para o clube. Mas, para que ela seja instalada, são necessárias adaptações estruturais do próprio local do Reffis onde ela irá se situar. Isso passa por uma estrutura que precisa ser providenciada. O clube está se movimentando para que isso aconteça e acredito que, muito em breve, ela será instalada. Doada ela já foi, o clube só precisa tomar providências para instalar -, afirmou.

– Outros equipamentos já estão lá à disposição do clube, como é o caso de um recurso tecnológico que só o São Paulo recebeu no mundo, nem clubes na Europa têm. Existem modelos semelhantes, mas o do São Paulo é um lançamento da empresa a nível mundial. Isso é fruto de um networking de um dos membros do comitê de notáveis, particularmente a Dra. Gerseli Angeli, que conseguiu trazer essa roupa que o atleta veste, com eletrodos, que permite que se faça um trabalho de fortalecimento muscular, recuperação, prevenção de lesões, com solicitações de grupos musculares específicos a serem trabalhados – completou.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile