Criciúma
Criciúma participa de encontro do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro
Representado por Serginho Lopes, gerente das categorias de base, o Tigre participou da reunião, que aconteceu na última quinta-feira (31)
— Continua depois da publicidade —
O Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro realizou, na última quinta-feira (31), em Recife, seu terceiro encontro do ano. Representado por Serginho Lopes, gerente das categorias de base, o Criciúma participou da reunião, que aconteceu no Centro de Treinamento do Retrô FC.
Com a participação de clubes das séries A, B e C que possuem o Certificado de Clube Formador, o movimento tem o objetivo de fortalecer as categorias de base do futebol nacional. Antes do encontro em Recife, o grupo realizou uma reunião virtual e uma presencial em São Paulo.
Visando promover melhorias em infraestrutura e competições das categorias de base, o movimento trabalha para aproximar os clubes formadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e das federações estaduais.
Entre os temas apresentados no encontro, a criação de um Campeonato Brasileiro Sub-15, iniciando a estruturação de uma nova categoria de base nacional, foi debatida. Outra pauta abordada foi a continuidade do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, para dar maior visibilidade e experiência para jovens promessas do futebol.
De acordo com o Criciúma, durante a reunião, os clubes também discutiram a ética e segurança dos atletas a partir dos 10 anos de idade, para assegurar o vínculo federativo e proteger os times formadores contra a transferência não autorizada de jogadores em formação.
Presidido por Carlos Brazil, representante do Vasco, o Movimento dos Clubes Formadores mira a colaboração contínua com a CBF para desenvolver competições e estruturas que elevem o nível do futebol de base no Brasil.