Cruzeiro

Cruzeiro celebra centenário do Estádio do Barro Preto, sua primeira casa na história

Inauguração do primeiro estádio da Raposa ocorreu há exatamente 100 anos atrás

Publicado em

Foto: Reprodução/Twitter/Cruzeiro
— Continua depois da publicidade —

Neste sábado (23), o Cruzeiro comemora os 100 anos da inauguração oficial do Estádio do Barro Preto, ou popularmente conhecido como ‘Estádio JK’. O campo foi construído e concluído em 1923, nos primeiros anos de fundação do então Palestra Itália, e ficou marcado por ter sido a ‘casa oficial’ dos palestrinos, pelo menos até 1965, quando surgiu o Mineirão.

A inauguração ocorreu em uma partida amistosa, diante do Flamengo, que era o atual campeão carioca e foi convidado pela diretoria palestrina na época. O duelo ficou empatado em 3 a 3, com cerca de 4 mil presentes. Ninão (duas vezes) e Heitor marcaram para o Palestra Itália, enquanto Mário, Benevenuto e Agenor, fizeram os gols do Rubro-negro. Este foi o primeiro jogo interestadual da história do Cruzeiro.

Apesar desta partida ter sido marcada como o ‘passo inicial’ do Estádio do Barro Preto na época, não foi a primeira partida da Raposa no local. Antes disso, dois jogos já haviam ocorrido pelo Campeonato da Cidade de 1923 (atual Campeonato Mineiro), diante do Palmeiras-MG, no dia 1º de julho, e do Yale em 5 de agosto. O Palestra venceu ambas as partidas por 6 a 2 e 3 a 2, respectivamente.

Publicidade

Ao todo, segundo dados do Cruzeiropédia, foram 473 jogos realizados pelo Cruzeiro, sendo 289 vitórias, 93 empates e 91 derrotas. O campo também foi o palco da conquista de 11 estaduais, sendo oito destes referente ao antigo ‘Campeonato da Cidade’. Além disso, houve um título em 1926 pela AMET (liga oposta à FMF na época), mas que hoje não é reconhecido oficialmente com Campeonato Mineiro pela Federação Mineira de Futebol.

Após a inauguração do Mineirão, o Cruzeiro não usou mais o estádio como seu palco oficial. O time, que já fazia uso do Estádio Independência, passou a sediar suas partidas no Gigante da Pampulha, e usou o Estádio JK para receber jogos mais alternativos, como do time B e base. O último duelo registrado ocorreu em amisto diante do Villa Nova, em 9 de abril de 1970, em empate por 1 a 1 contra o Leão do Bonfim.

Atualmente, o campo já não existe mais, e deu lugar ao Clube Campestre do Cruzeiro, sede oficial da Associação hoje. A ‘deformação’ começou a ocorrer em 1986, quando algumas piscinas e quadras foram implementadas na estrutura.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile