Cruzeiro
‘Preto Celeste’! Cruzeiro homenageia ícones do clube no Dia da Consciência Negra
— Continua depois da publicidade —
Neste domingo (20), o Cruzeiro prestou homenagem a uma série de ícones marcados na história do clube, em razão da celebração do Dia da Consciência Negra, data que relembra a luta dos negros contra a opressão. Com a campanha #PretoCeleste, a Raposa citou nomes marcantes de sua história, dentro e fora dos gramados.
De torcedor a cantores, funcionários e jogadores, nomes muito conhecidos pelo torcedor cruzeirense e por todo o Brasil foram homenageados com fotos emblemáticas. Na data que remonta também a morte de Zumbi dos Palmares, líder da luta dos negros, o Cruzeiro se colocou como um clube “singular e plural”.
– Nosso clube é formado – dentro e fora de campo – por pessoas pretas que marcaram e construíram nossa história. Heróis nos gramados e anônimos, que dedicaram sua força e raça para fazer do Cruzeiro #OMaiorDeMinas –, diz texto que acompanha a postagem feita pelo clube.
Entre os homenageados estão Geraldo II, Milton Nascimento, Dirceu Lopes, Clara Nunes, Tinga, Pablito, Sorriso, Jadir Ambrósio, Jairzinho, Dida, Gabriel Martins, Cleisson, Ricardinho e Zé Carlos.
Confira a homenagem na íntegra:
Essa não é a primeira vez que o time mineiro se mostra ativo na luta negra. Nos últimos anos, o clube criou campanhas para “riscar o racismo”, com o intuito de desmistificar termos racistas, a fim de transferir ao público o entendimento a cerca dos significados. A ideia era que essas palavras e expressões fossem substituídas no vocabulário do público-alvo.
Relembre as campanhas:
Para saber tudo sobre o futebol mineiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.