Campeonato Brasileiro
Cruzeiro: Pepa defende atual elenco e destaca necessidade de correções internas diante da má fase
Treinador celeste diz ‘ir até o final’ com grupo atual e se responsabiliza sobre erros
— Continua depois da publicidade —
O técnico Pepa concedeu entrevista coletiva após a derrota do Cruzeiro diante do Fortaleza no Mineirão por 1 a 0. O treinador português vive a pior sequência da Raposa na temporada, sem vencer há sete partidas, sendo cinco seguidas no Campeonato Brasileiro. Pepa abordou as dificuldades da atual situação e reafirmou seu compromisso com o elenco.
Pepa trouxe o sentimento do grupo atualmente após a derrota. Com um discurso de “normalidade”, o técnico admitiu a necessidade de absorver as críticas e assumiu a responsabilidade pelos erros enfrentados pelo Cruzeiro na sequência ruim, evitando criar grandes alarmes.
– O vestiário está revoltado, não apenas pelas críticas, mas por tudo o que aconteceu. Nós trabalhamos muito. Não se trata de trabalhar mais, mas de sermos mais competentes em pequenos aspectos. No momento, temos 14 pontos e poderíamos ter mais, mas não vou deixar ninguém entrar em desespero. É preciso saber lidar com críticas, eu sou o primeiro responsável e sempre represento o Cruzeiro (…). Não estamos vivendo um bom momento, mas vamos superá-lo.
Questionado sobre a performance do ataque, incluindo jogadores como Gilberto e Henrique Dourado, principais alvos de críticas da torcida por enfrentarem dificuldades para marcar gols, Pepa abordou não apenas a incapacidade ofensiva, mas também as dificuldades enfrentadas com a ausência de jogadores importantes que estavam no clube quando ele assumiu, o que atrapalhou a transição.
– Não vou falar apenas sobre Gilberto, Dourado ou Juan. Quando as coisas não estão indo bem, não é apenas a falta de marcar gols. O que me preocupa é a falta de capacidade quando enfrentamos equipes mais fracas e permitimos muitas transições. Richard e Ramiro nos ajudavam muito na recuperação de bola, mas não estão conosco há muito tempo (…). Isso não pode servir de desculpa para resolver os problemas que surgiram. Somos nós que precisamos resolvê-los internamente.
Além de destacar a necessidade de correções urgentes, Pepa defendeu o atual elenco, com um discurso de união com a composição atual. Questionado sobre reforços, o treinador português optou por destacar a identificação dos problemas e a responsabilidade de encontrar as soluções necessárias para fazer o Cruzeiro voltar a vencer.
– Com ou sem reforços, continuarei com este grupo de trabalho até o fim. Temos que encontrar soluções. Perdemos algumas peças (…). Cabe a mim criar essas dinâmicas, esse tipo de trabalho, para superar a situação, junto com todos. Não estamos conseguindo ter a mesma dinâmica que tínhamos antes, mas vamos seguir em frente com o que temos. Não é uma questão de ter ou não reforços, é questão de trabalhar com este grupo. Os problemas estão identificados e precisamos resolvê-los rapidamente.