Atlético-MG
Cuca valoriza elenco após vitória sobre o Sport e diz ‘estar devendo’ oportunidades a Nathan e Sasha
— Continua depois da publicidade —
O Atlético-MG venceu o Sport pelo placar mínimo na Ilha do Retiro na noite deste domingo (6), com gol de Hulk, e conquistou a sua primeira vitória no Brasileirão. Ao final da partida, o técnico Cuca valorizou os três pontos conquistados fora de casa e vibrou tanto a consistência defensiva que novamente não sofreu gol (são apenas quatro gols sofridos em 11 jogos) e a boa atuação mesmo com uma série de desfalques por jogadores convocados e também por contusão.
— A gente fica feliz de ver a equipe jogar uma partida tão consistente como jogou, sofrendo poucos riscos de tomar gol, oferecendo muitos riscos ao adversário, mas fizemos um jogo bastante intenso, não é fácil jogar quarta-feira em Belém do Pará, voltar para BH, viajar para o Nordeste aqui, fazer outro jogo intenso como foi hoje contra um adversário que se preparou a semana toda e a gente fazendo o jogo físico igual ao adversário e eu acho que na qualidade técnica nós fomos superiores, também encontramos uma maneira de não correr risco, a gente tem quatro gols tomados nos últimos 11 jogos, é uma média muito baixa e boa. Então, estamos de parabéns pelo que a equipe produziu, foi uma vitória consistente, que se encorpou ao longo da partida com o time produzindo muito, jogando bem, criando diversas jogadas em saídas de bola, coisa que a gente trabalha bastante e quando a gente vê executada, ainda que não seja o time ainda considerado titular, a gente fica muito feliz, porque o nosso grupo fica muito nivelado, muito próximo um jogador da qualidade técnica em relação ao outro que não está jogando. Nós poderíamos muito bem nesses jogos ter pedido para a CBF não jogar, como algumas equipes fizeram, mas a gente privilegiou o grupo e a confiança que temos nele.
O Atlético-MG teve seis desfalques por convocação: Eduardo Vargas (Chile), Junior Alonso (Paraguai), Savarino (Venezuela), Guga e Guilherme Arana (Seleção Olímpica), além de Keno que se recupera de lesão. Mas o Galo acabou não sentindo falta desses jogadores, tendo Zaracho, Mariano, Dodô e Hyoran feito uma grande partida. Cuca falou sobre esse revezamento no elenco alvinegro e destacou que o time tem até ’16 titulares’.
— A gente tem que analisar que o treinador adversário é de primeira linha, é bom. Então, ele viu a gente jogar contra o Remo, certamente se preparou para aquele modelo que nós jogamos lá, hoje nós não jogamos naquele modelo tático, mudamos, jogamos com o Hyoran e o Zaracho fazendo a meia ponta, preenchendo bem o meio campo junto do Nacho, que fez outra grande partida, o Tchê Tchê e o Allan jogaram muito. Então, a gente teve o controle do jogo, dentro dessas peças, com a quantidade maior de jogadores nesse setor e isso é importantíssimo para você correr mesmo e ter uma posse de bola maior como a gente teve hoje. É certo, hoje tirar o Réver, Mariano ou o Zaracho do time? É grupo. Os selecionáveis e eles são do mesmo grupo e a gente vai pensar jogo a jogo, cada jogo será uma estratégia e vamos usando todo mundo conforme a gente entender o próximo jogo.
Ainda sobre os jogadores que receberam oportunidade neste domingo, Cuca citou Hyoran, Zaracho, Mariano e Dôdô em especial, além de considerar a atuação de Nacho Fernández como a melhor dele desde a sua chegada ao comando téncico do Atlético-MG.
— O segredo nosso é diminuir o espaço de campo do adversário e aumentar o espaço nosso. Então quando se tem o Zaracho e Hyoran fazendo o trabalho que fizeram, abre o espaço para o Mariano e Dodô fazerem o trabalho que fizeram, de passar e fazer a jogada de fundo como tivemos, a presença dos volantes que marcam e jogam muito, como jogaram hoje. Então, pouco a pouco a gente vai evoluindo. Você vê o Mariano aproveitou as oportunidades e fez duas partidas brilhantes. O Hyoran e o Zaracho também. O futebol é o que? Oportunidade e eles aproveitam. Daqui a pouco eles se mantém como titulares e quem não está tenta buscar a titularidade e aí a gente vai subindo o nível, só assim a gente vai ter vida boa ao longo do campeonato, porque é muito desgastante jogar domingo e quarta alinhado a viagens como estamos tendo, tem que se usar todo mundo.
Falta de gols
Apesar de ter sido uma vitória importante fora de casas, o Atlético-MG passou por perigos, inclusive com bola batendo na trave do goleiro Everson, com um placar mínimo. Cuca disse que não tem tempo de treinar finalizações, pois prioriza a parte tática que, hoje, acabou fazendo a diferença. Porém, o treinador alvinegro também fez um alerta para os jogadores jovens, Marrony, Savinho e Zaracho, que por muitas vezes perdem oportunidades de ampliar o placar.
— Não dá tempo, o treino tático é mais importante que o ténico. Finalização é uma coisa muito do dia, tem dia que ele está com o pé ou a cabeça na forma e ela entra. Hoje o Nacho, de cabeça, ela passou aqui, a do Hulk passou pertinho, são coisas pequenas. Tem jogadores que eu tenho que trabalhar isso, Marrony é um deles, Zaracho é outro, Savinho. Esses jogadores merecem um tempo maior para que a gente possa trabalhar. Como vai trabalhar o Hulk para finalizar melhor? Um jogador de 34 anos que fez meio gol por jogo. Ele pode, na sequência do exercício, estar com confiança para finalizar. Ensinar temos que fazer com os mais jovens, os mais experientes temos que passar a confiança para eles, coisa que estão pegando naturalmente.
Poupar jogadores
O Atlético-MG agora pensa na partida de volta da Copa do Brasil, na próxima quinta-feira (10), no Mineirão, quando enfrenta o Remo. O Galo tem uma vantagem de dois gols a frente e já joga no outro domingo (13) pelo Brasileirão. Cuca fará avaliações sobre os jogadores convocados que retornarão e os atletas que vêm tendo uma bateria de jogos, como Hulk, Tchê Tchê e Nacho, para saber se será necessário poupar alguém.
— Nós vamos esperar, ver como esses jogadores chegam, os demais, tem outros jogadores que temos que dar outras oportunidades também, eu estou devendo oportunidades a alguns, como o Nathan, o próprio Sasha, o Savinho. A gente tem uma boa vantagem para o jogo de quinta-feira, mas temos que ter muito cuidado com futebol, que muita coisa pode acontecer. Então, a gente vai pensar nesse jogo de quinta-feira, ver o desgaste deles, do pessoal que está chegando também para fazer um time forte. O time do Remo é bom, ontem venceu o Brasil de Pelotas, eu vi o jogo e tem um baita treinador que é Bonamigo, que é meu amigo, vamos fazer de tudo para fazer um grande jogo na quinta-feira também.
Para ficar informado sobre tudo que acontece com o Atlético-MG de Cuca siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.