Copa do Mundo - Qatar 2022
Curta-metragem conta história de ex-árbitra que não apitou jogos de futebol por ser mulher
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Em um momento em que o mundo está voltado para o futebol – Copa do Mundo masculina do Qatar -, uma curta-metragem feita pela Intumus (marca de cuidados femininos) conta a história de uma ex-árbitra, Léa Campos, que foi impedida de apitar partidas de futebol por ser mulher. No filme, a marca incentiva que “menstruada ou não, ela pode” e reforça a importância de combater os preconceitos e julgamentos relacionados à menstruação.
Léa, brasileira, e uma das primeiras árbitras do mundo foi impedida de arbitrar. Em 1967, quando o futebol ainda era visto como um esporte praticado apenas por homens, ela não pôde fazer o que mais gostava: estar no meio do futebol apitando partidas e ainda questionada por dirigentes como faria para apitar quando entrasse no período menstrual. Ainda assim, anos mais tarde, Léo finalmente conseguiu apitar grandes jogos do mundo e abriu portas para que outras mulheres não se sentissem acuadas e fossem atrás de seus sonhos no meio do futebol, afinal, mulheres podem.
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A curta-metragem emocionante de três minutos, criada pela Ogilvy e produzido pela Moon Heist e dirigida por Olívia Lang, traz cenas clássicas de um dia de jogo: jogadores no túnel indo para os gramados em 1967, no momento em que Léa se tornaria uma das primeiras árbitras do mundo. A curta ainda mostra a dificuldade e a luta da brasileira em um único diálogo entre a protagonista e os dirigentes esportivos. A discussão relata falas estigmatizadas que ela teve que ouvir e enfrentar durante a batalha para poder pisar no gramado e realizar seu sonho de apitar jogos de futebol, além de ter o papel inspirador para outras mulheres.
– Estamos orgulhosos em levar um pouco da história da Léa para as pessoas, mostrando como o pioneirismo dela reverbera até hoje. Mas, principalmente, mostrar como é importante que os preconceitos de gênero sejam combatidos na sociedade, para que nenhuma garota tenha de superar tantos obstáculos só para fazer o que gosta”, ressalta Sergio Mugnaini, Chief Creative Officer da Ogilvy Brasil.
A campanha também terá um plano de conteúdo completo com estratégia de PR com os maiores influenciadores brasileiros, como a skatista Leticia Bufoni, Bibi Tatto e Thaynara OG, entre outras.