Copa do Mundo - Qatar 2022

Da Rússia ao Catar: o que mudou na convocação da Seleção Brasileira?

Publicado em

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
— Continua depois da publicidade —

Na última segunda-feira (07), o técnico Tite divulgou o nome dos 26 jogadores que vão representar o Brasil na Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo dia 20 de novembro. Tendo um ciclo completo até o novo Mundial, Tite convocou 87 jogadores durante este período para poder definir a convocação final. Da Copa da Rússia, em 2018, para o torneio que será disputado no Catar, nove atletas foram mantidos e outros 17 terão a chance de, pela primeira vez, jogar o Mundial sob o comando de Tite.

Das 17 novidades desde a Rússia, 16 vão jogar uma Copa do Mundo pela primeira vez na carreira. Apenas Daniel Alves, que disputou as Copas de 2010 e 2014, já teve experiência em jogar o principal torneio entre seleções pelo Brasil. Em 2018, o lateral, que atualmente defende o Pumas, do México, acabou sendo cortado por lesão e não esteve na lista final de Tite, embora tenha participado de todo o ciclo naquele período.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Publicidade

Devido à pandemia de Covid-19 que assolou todo o mundo nos últimos anos, a Fifa, entidade que regulamenta o futebol, autorizou a convocação de 26 jogadores por cada seleção. Nas outras edições da Copa do Mundo, cada treinador só poderia convocar 23 atletas. Se aproveitando da possibilidade de ter três jogadores a mais, Tite focou principalmente no setor ofensivo, aonde convocou nove jogadores. Em 2018, por exemplo, o Brasil tinha cinco opções para o ataque.

O número de goleiros não foi alterado e permaneceu em três, assim como na Copa da Rússia. O mesmo se repetiu para os laterais (quatro ao todo) e para os zagueiros (também com quatro representantes). No setor de meio campo, Tite diminuiu o seu número de opções. Enquanto na Rússia foram sete jogadores, no Catar o Brasil terá seis atletas que fazem a função.

Dos nove atletas que se mantiveram na convocação desde a Copa do Mundo da Rússia, o Brasil tem a manutenção de opções em todos os setores. São dois goleiros (Alisson e Ederson), um lateral (Danilo), dois zagueiros (Thiago Silva e Marquinhos), dois volantes (Casemiro e Fred) e dois atacantes (Neymar e Gabriel Jesus) que participaram da campanha do último Mundial.

O Brasil está no grupo G da Copa do Mundo, que ainda tem Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia da Seleção Brasileira será no próximo dia 24 de novembro, às 16hs (de Brasília), diante da Sérvia, no Estádio Lusail.

As diferenças nas convocações de Tite:

Goleiros: Alisson e Ederson

2018: Cássio
2022: Weverton

Laterais: Danilo

2018: Fágner, Marcelo e Filipe Luís
2022: Daniel Alves, Alex Sandro e Alex Telles

Zagueiros: Thiago Silva e Marquinhos

2018: Miranda e Pedro Geromel
2022: Éder Militão e Bremer

Meias: Casemiro e Fred

2018: Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian
2022: Fabinho, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Everton Ribeiro

Atacantes: Neymar e Gabriel Jesus

2018: Douglas Costa, Taison e Roberto Firmino
2022: Vinícius Júnior, Gabriel Martinelli, Raphinha, Rodrygo, Antony, Richarlison e Pedro

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile