Outros clubes

Da várzea para o futebol português: conheça Dário, promessa brasileira do Sub-19 do Amora

Publicado em

Foto: Divulgação/Amora
— Continua depois da publicidade —

Com sua primeira temporada na Europa recém-completada, o zagueiro Matheus Dário, do Sub-19 do Amora, de Portugal, realizou o sonho que a maioria dos jogadores têm: o de jogar no velho continente. O garoto, de apenas 18 anos, é cria da várzea de Belo Horizonte (MG) e enfrentou um longo caminho até chegar às terras lusitanas e ser valorizado pelo seu futebol.

Dário terminou a temporada em alta no Amora. Atuando como atacante, fora da sua posição de origem, o jogador melhorou significativamente o desempenho da equipe, de apenas 26% no Campeonato Nacional da Primeira Divisão Sub-19 Zona Sul, para 66% com o jovem em campo. Foram três vitórias, um empate e uma derrota em cinco partidas na reta final da competição.

– Minha primeira temporada na Europa foi diferente do que eu esperava, porque tive que esperar para completar 18 anos e jogar, só que graças a Deus e com muito esforço eu consegui contribuir para a equipe. Agora, iniciando a temporada que vem desde o começo, espero ser mais importante ainda no time e quem sabe começar a alçar voos mais altos, com muita humildade e dedicação.

Publicidade

Antes de sua estreia no futebol português, Dário sempre desempenhou uma função completamente diferente da de atacante. A posição de origem do jovem é zagueiro, mas por ter chamado atenção nos treinamentos antes de completar 18 anos e poder jogar, foi posto para atuar como atacante, fazendo até gol e dando assistência em um amistoso interno da equipe. A partir daí, não saiu do comando de ataque.

– Fico feliz por ter conseguido ajudar a equipe, independentemente da função que eu desempenhe dentro de campo. Penso sempre em ajudar a equipe primeiro, porque cada dia é uma nova provação. Nunca foi fácil e sou muito grato por todo o processo que me trouxe até aqui.

Em agosto de 2021, Dário acertou com o Amora, mas como tinha apenas 17 anos, o garoto teve que esperar completar 18 para jogar oficialmente. Nesse intervalo, treinou no Amora e passou por avaliações no Real Betis, da Espanha, e no Sporting, de Portugal.

Para administrar sua carreira, Dário conta com o trabalho do empresário Vitor Leal. O agente é ex-jogador de futsal do Barcelona e compadre de Ronaldinho Gaúcho, sendo um dos responsáveis por trazer o ‘bruxo’ para o Fluminense, em 2015.

Agora em férias, Dário decidiu permanecer no país europeu para aprimorar a parte física e começar a próxima temporada com o pé direito. O jogador falou sobre a escolha de ficar em Portugal e estar distante dos familiares.

– A vida de um atleta é dedicação. Tenho que aproveitar meu momento para depois desfrutar com os familiares.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile