Geral

Das quadras às pistas: o melhor do calendário esportivo em março

Publicado em

Foto: Divulgação/Pixabay 
— Continua depois da publicidade —

O Carnaval chegou ao fim e o ano, de fato, começou para os brasileiros. No mundo esportivo, a temporada 2023 já teve início há algumas semanas para certas modalidades, enquanto em outras o calendário será inaugurado agora em março. Seja pela abertura ou pela continuação dos principais campeonatos do país e do planeta, o terceiro mês do ano está recheado de eventos.

No cenário nacional, o maior campeonato de Poker terá a sua segunda etapa, enquanto uma prova inédita de carros elétricos chegará a São Paulo. Os clubes do futebol brasileiro também estarão envolvidos na Copa Libertadores da América e aguardam pelo sorteio das chaves. Já a Fórmula 1 retorna às pistas, com o GP do Bahrein, ao mesmo tempo em que os melhores tenistas do mundo duelam em dois grandes torneios nos Estados Unidos.

Brazilian Series of Poker

Publicidade

Realizado pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), com o patrocínio da plataforma online PokerStars, uma das mais reconhecidas no mundo todo, o Campeonato Brasileiro de Poker realizará a partir do dia 29 de março a segunda das seis etapas previstas para a temporada 2023. O evento acontecerá em São Paulo, no Hotel Sheraton WTC, até o dia 5 de abril, com a participação dos melhores jogadores do país.

Antes, a edição deste ano foi inaugurada de 22 a 24 de janeiro, nas Bahamas, no Baha Mar Resort, valendo pontos para o ranking nacional. Ainda este ano, o BSOP terá etapas em Brasília (1 a 6 de junho), São Paulo/Winter Millions (19 a 26 de julho), Foz do Iguaçu (5 a 10 de outubro) e novamente São Paulo, com o BSOP Millions, o torneio derradeiro do calendário, de 15 a 29 de novembro.

Jogos decisivos e sorteio da Copa Libertadores

Dominada pelos clubes brasileiros nos últimos quatro anos, a principal competição de clubes da América do Sul já está em andamento desde fevereiro, com o início das fases preliminares. Ao todo, o Brasil já tem seis equipes garantidas na edição de 2023 (Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR), mas pode chegar a oito, caso Atlético-MG e Fortaleza passem pela terceira eliminatória, durante o mês de março.

Também neste mês, no dia 22, acontecerá o sorteio da fase de grupos, que definirá as chaves dos 32 times que restarão no torneio. Dentre os oito cabeças de chave, três equipes representam o Brasil: Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR. Também estão no pote 1 River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Independiente del Valle (EQU) e Olimpia (PAR). Inter, Corinthians e Fluminense estão no segundo pote.

Abertura da Fórmula 1

Foto: Divulgação/Pixabay 

Após três meses e meio de descanso, a principal categoria do automobilismo mundial religará os motores no primeiro fim de semana de março, para a disputa do Grande Prêmio do Bahrein. Após o domínio absoluto da Red Bull Racing em 2022, as expectativas para este ano giram em torno do time austríaco e sobre como Ferrari e Mercedes poderão desafiar os atuais campeões.

Além da prova inaugural do calendário, a F1 terá mais uma corrida no terceiro mês do ano: a prova da Arábia Saudita, no circuito de Jeddah, no dia 19. Apesar de o evento principal acontecer apenas no dia 2 de abril, o GP da Austrália terá início no dia 31 de março, com o primeiro dia de treinos livres em Melbourne Park.

Fórmula E no Brasil

Pela primeira vez desde a sua criação, em 2014, a categoria de carros elétricos terá uma prova em território brasileiro. Marcada para o dia 25 de março, a corrida acontecerá em São Paulo, em um circuito montado no Sambódromo no Anhembi, palco dos desfiles das escolas de samba do estado paulista.

A iniciativa, segundo a prefeitura local, vem de encontro aos interesses da cidade em promover a cultura de sustentabilidade, uma vez que a F-E adota a medida de carbono zero na concepção de seus veículos. O evento será o quinto do campeonato 2023, que já teve disputas no México, Arábia Saudita, Índia e África do Sul.

Masters 1000 de tênis nos EUA

Liderado pela atual número 13 do mundo no ranking feminino, Beatriz Haddad Maia, o Brasil estará presente em duas grandes competições do circuito internacional de tênis: os torneios de nível 1000 em Indian Wells e Miami, ambos nos Estados Unidos. Além de Bia, Luisa Stefani disputará a chave de duplas nos dois campeonatos, enquanto Thiago Monteiro está garantido em Indian Wells.

Abaixo apenas dos Grand Slam, que são organizados pela Federação Internacional de Tênis (ITF), os ATP e WTA 1000 são os mais prestigiados eventos do calendário das associações masculina e feminina. Com uma chave reduzida em relação aos Majors, esses torneios reúnem os melhores jogadores e têm nove edições por temporada.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile