Futebol Internacional
David Moyes retorna ao Everton com a missão de salvar a equipe do rebaixamento
Essa será a segunda passagem do comandante pelos Toffes
— Continua depois da publicidade —
O Everton anunciou a contratação de um velho conhecido após ter demitido Sean Dyche na última quinta-feira. Trata-se do escocês David Moyes, ex-West Ham, que retorna ao clube que comandou a equipe de Liverpool durante 11 anos, entre 2002 e 2013.
-É ótimo estar de volta! Eu aproveitei 11 anos maravilhosos e bem-sucedidos no Everton e não hesitei quando me ofereceram a oportunidade de voltar a este grande clube. Estou animado para trabalhar com o The Friedkin Group e estou ansioso para ajudá-los a reconstruir o clube – disse o técnico escocês em entrevista ao site do clube.
Em sua primeira passagem, Moyes assumiu o Toffees e conseguiu estabilizar a equipe na Premier League, além de ter guiado a equipe de Merseyside a um vice-campeonato da FA Cup na temporada 2008/2009. Ele deixou o clube para assumir o Manchester United e se tornar sucessor de Alex Ferguson.
Depois disso, não teve uma passagem muito boa pelos Diabos Vermelhos e não foi demitido antes do término da temporada. Depois disso, também teve passagens apagadas por Real Sociedad e Sunderland.
O escocês voltou a fazer sucesso em suas duas passagens pelo West Ham. Na primeira, assumiu o comando da equipe nos últimos meses da temporada 2017/2018 e conseguiu escapar do rebaixamento. Um ano depois, retornou ao clube na luta contra o rebaixamento e substituiu o chileno Manuel Pellegrini.
Diferentemente de sua primeira passagem pelos Hammers, Moyes ficou na equipe por mais quatro temporadas e estabilizou o time entre as primeiras colocações da Premier League. Além disso, conquistou a Liga Conferência em 2022/2023 e ainda guiou o clube da capital a uma semifinal de Liga Europa. No entanto, na última temporada, ele deixou o clube após muitas críticas da torcida sobre seu estilo de jogo e pelos resultados.
O escocês retorna ao clube de Liverpool após ser considerado o melhor candidato entre os nomes mais conhecidos no mercado. Segundo o jornal “The Guardian”, José Mourinho era um dos alvos dos Toffees para assumir o comando. Além do português, Massimiliano Allegri e Gareth Southgate eram os outros dois nomes cotados para assumir o posto.
David Moyes assume o Everton com a missão de salvar a equipe do rebaixamento. Os Toffees ocupam apenas a 16º colocação na Premier League, com 17 pontos, um a mais do que o Ipswich Town, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.