Goiás

De campeão de judô até jogador de futebol: Conheça a história de Nolasco, promessa da base do Goiás

Publicado em

Foto: Arquivo Pessoal
— Continua depois da publicidade —

Uma das profissões mais concorridas do Brasil é, sem dúvidas, a dos atletas. Poucas vagas e na maioria das vezes um salário bem abaixo fazem com que o sonho de conseguir ser um grande esportista fique cada vez mais longe. Porém, alguns insistem até o fim e conseguem chegar em um grande resultado. Nolasco, promessa da base do Goiás, começou sua trajetória sendo campeão no judô.

Natural de Imperatriz (MA), se mudou para Luziânia (GO) por conta do trabalho dos pais. Sempre estimulado pela familia, lutava judô quando pequeno, chegando a vencer um torneio da Federação de Brasilia da modalidade.

Aos seis anos, entrou para a escolinha de futebol, por influência dos colegas. Em 2015, se transferiu para a Escolinha Brasília Futebol e Academia (BFA), de futebol de campo. Treinando lá até o sub-15, fez teste para entrar no Desportivo Brasil-SP, Brasilis-SP e no Fluminense no decorrer do ano, porém não obteve sucesso.

Em 2018, após realizar duas peneiras no Goiás, foi chamado para integrar o elenco sub-14. Em janeiro do outro ano, disputou a Copa Votorantim sub-15, se tornando o titular da equipe para o resto das temporadas. Essa disputa marcou a vida de Nolasco, já que ele e sua família passavam por dificuldades.

“Meus pais estavam desempregados na época. Tinha que ir para São Paulo disputar um torneio e ainda pagar um eletrocardiograma para poder jogar. Hoje, entendo que todo esse esforço valeu a pena”, disse.

Após um período de estabilidade no clube, Nolasco foi destaque na campanha do título goiano do sub-17. Durante a competição, fez quatro gols, sendo um deles na semifinal e outro na final contra o Atlético-GO. Para o zagueiro, esse torneio foi o divisor de águas para ele no clube.

“Desde que cheguei ao clube, sempre me senti acolhido e bem recebido. Esse Campeonato Goiano mudou muito as coisas pra mim aqui dentro. Mesmo como zagueiro, consegui marcar alguns gols e me destacar. Naquele momento entendi que estava no caminho certo para a realização do meu sonho.”, declarou o atleta.

Em 2022, além de ter conseguido a titularidade do sub-20 com apenas 17 anos, Nolasco também começou uma faculdade de fisioterapia a pedido da mãe. Depois de ter disputado o Goiano sub-20, saindo nas semifinais, o atleta agora disputa a Copa Goiás.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile