Mais Esportes

De Peito Aberto celebra Dia Internacional da Educação com 60 mil crianças impactadas pelo esporte

De Peito Aberto utiliza estruturas públicas para promover atividades educacionais e esportivas.

Publicado em

Divulgação/De Peito Aberto
— Continua depois da publicidade —

A De Peito Aberto comemora nesta sexta-feira (24) o Dia Internacional da Educação de forma especial. Com um histórico de transformação social por meio do esporte, a instituição divulgou um balanço de mais de 60 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Brasil impactados positivamente até hoje. O trabalho desenvolvido utiliza estruturas públicas para promover atividades educacionais e esportivas, adaptadas a diferentes faixas etárias. 

Entre os projetos de destaque, o Esporte na Cidade se consolidou ao longo de mais de 10 anos como um exemplo de como a educação e o esporte podem caminhar juntos. Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio de grandes empresas e parcerias com prefeituras locais, ele oferece modalidades como basquete, judô, vôlei e futebol em escolas públicas e espaços esportivos.

O projeto também promove palestras sobre preservação ambiental e oficinas de sustentabilidade, incluindo atividades como reutilização de materiais, fomentando a conscientização socioambiental desde a infância. 

Publicidade

Atualmente, a De Peito Aberto atua em Minas Gerais, Bahia e Pará, com planos de expansão para levar seu impacto a outras regiões do Brasil. No Pará, o projeto tem feito a diferença em comunidades da região amazônica, transformando realidades em municípios como Terra Santa, Porto Trombetas (incluindo as comunidades quilombolas de Moura e Boa Vista), Faro, Canaã dos Carajás e Curionópolis. 

Em Terra Santa, mais de 5 mil crianças e adolescentes já participaram das atividades desde 2010. As aulas gratuitas de iniciação esportiva são realizadas no Ginásio Bráulio Nelson da Conceição, envolvendo modalidades como basquete, handebol, futsal e vôlei.

“A educação, aliada ao esporte, é uma forma de construir pontes para um futuro mais inclusivo e sustentável. Nosso objetivo é ampliar essas oportunidades e continuar transformando vidas”, destaca Wenceslau Madeira, fundador e atual diretor-presidente da De Peito Aberto. 

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

As inscrições para participar dos projetos da De Peito Aberto são divulgadas no site da instituição (www.depeitoaberto.org.br) e em suas redes sociais.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile