Athletico

De reserva a protagonista nas conquistas: Santos completou 200 jogos pelo Athletico

Publicado em

Foto: Reprodução/Athletico
— Continua depois da publicidade —

Apesar da derrota do Athletico para o Atlético-MG no último sábado (12), essa partida foi especial para um dos líderes do elenco do Furacão: o goleiro Santos, que além de defender pênalti de Keno, atingiu a marca de 200 jogos pelo clube.

Santos recebe camisa e placa em celebração aos 200 jogos pelo clube. Foto: Reprodução/Athletico

Aderbar dos Santos Melo Neto nasceu em Campina Grande, no interior da Paraíba. Ele chegou ao Athletico em 2008, e passou pelas categorias de base. Em 2011, fez sua estreia como profissional, em um jogo contra o Flamengo pela Sul-Americana.

Até 2017, Santos foi o reserva de Weverton, que hoje está no Palmeiras. Em 2018, assumiu a titularidade e não saiu mais. Afinal, o goleiro correspondeu e se tornou um dos principais nomes do elenco, “salvando” o time várias vezes. Além disso, foi fundamental nas conquistas recentes do clube, como os títulos da Copa Sul-Americana em 2018 e a Copa do Brasil em 2019.

Publicidade

Goleiro pegador de pênaltis

E foi na Copa do Brasil onde o Santos realmente se firmou como protagonista e evidenciou sua característica de pegador de pênaltis. Nos jogos das oitavas e semifinais, contra Flamengo e Grêmio, ele defendeu cobranças que classificaram o Furacão. Nesse mesmo ano ele ainda foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro.

Agora em 2020, mesmo com a má fase do Athletico, Santos segue colaborando com a equipe. No Campeonato Brasileiro, são três pênaltis defendidos, mesmo número de Tiago Volpi, do São Paulo. O goleiro chegou a passar por lesão durante o período em que as competições foram paralisadas, e recentemente ficou fora de alguns jogos por ter testado positivo para Covid-19. Jandrei e Bento assumiram a responsabilidade.

Pelo Athletico, Santos tem seis títulos: três do Campeonato Paranaense (2016, 2018 e 2020), a Copa Sul-Americana (2018), a Levain Cup (2019) e a Copa do Brasil (2019). O goleiro também soma três convocações para a Seleção Brasileira.

Santos defende penalidade de Keno, no último jogo contra o Atlético-MG. Foto: Reprodução/Athletico

Santos e Athletico voltam a campo no próximo domingo (20), contra o Red Bull Bragantino. O Furacão é o atual 14º na tabela do Brasileirão, com 28 pontos.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile