Mais Esportes
Desafio de Gigantes Internacional é porta de entrada de ciclistas estrangeiros no Brasil
— Continua depois da publicidade —
Terceira edição do Desafio de Gigantes Internacional será de 10 a 12 de março
O Desafio de Gigantes Internacional se propõe a ser a porta de entrada de grandes ciclistas estrangeiros no Brasil. O evento, que será de 10 a 12 de março, na cidade de Petrópolis (RJ), é de Mountain Bike (MTB) e idealizado por Henrique Avancini e Avelar Sports.
O atleta, que é natural do próprio município da Região Serrana é o maior nome do MTB no país e um dos do planeta. A competição deve contar com mais de 1200 ciclistas de dez países. Esta é a terceira edição do Desafio de Gigantes Internacional.
As provas de Mountain Bike valem para o ranking internacional, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris 2024. Além de aumentar o nível do ciclismo nacional, a ideia Henrique Avancini é trazer ainda mais atletas internacionais para a sua cidade natal.
Toda a estrutura oferecida no Villa Itaipava Resort & Conventions, bem como a qualidade da pista jogam a favor do Desafio de Gigantes Internacional. A estratégia vai mais além: fazer com que os estrangeiros utilizem a região como pré-temporada de inverno.
“Trouxe uma missão ao Felipe Avelar para continuar o desenvolvimento de Petrópolis como polo do MTB no Brasil. O objetivo é aumentar o fluxo de atletas na cidade para as pré-temporadas de europeus e norte-americanos. É um evento para fomentar esse fluxo, aproveitando as vantagens de treinamento e facilidade de logística estando próximo ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Sem nunca deixar de lado o desenvolvimento do MTB brasileiro”, disse Henrique Avancini.
O atleta lançou, em janeiro, no mesmo local do Desafio de Gigantes Internacional sua nova equipe para a temporada 2023. Batizado de Caloi / Henrique Avancini Racing, o time participará de todas as grandes competições da modalidade nos próximos anos. Além do astro do ciclismo nacional, de 33 anos, o grupo terá ainda Sabrina Oliveira (20 anos), Cainã Oliveira (20 anos) e Ulan Galinski (25 anos).
Serão três provas válidas pelo ranking mundial, além de uma Maratona Amadora de 40 e 20 km. O Desafio de Gigantes Internacional distribui 105 pontos. Os atletas terão duas provas de XCO – Cross Country Olímpico sendo uma Classe 2 e outra Classe 1, e mais um XCC – Short Track da Classe 3.
O projeto
O Desafio de Gigantes também ajudará os países na obtenção de vagas para o Sul-Americano de MTB, que será realizado no fim do ano. As provas serão divididas em três classes. Na classe XCM – Maratona, um percurso reduzido para 20 categorias como veterano e master.
Já um completo para 19 categorias, como elite masculino e feminino. Na XCO classe 1, a divisão é feita por oficiais e amadoras. Apenas as oficiais pontuam no ranking nacional e estadual. Na XCO classe 2, competem apenas os atletas elite masculino e feminino, no dia 10 de março.
“Vamos entregar um evento de nível mundial e mostrar que Petrópolis (RJ) é um ótimo destino para a pré-temporada de atletas que treinam e moram no Hemisfério Norte. O clima ajuda bastante! Outro fator importante é elevar o nível dos atletas brasileiros, que cada vez mais vão poder medir forças contra os melhores do mundo”, contou Felipe Avelar, organizador do Desafio.
O projeto Desafio dos Gigantes surgiu no auge da pandemia da COVID 19, sem provas por um longo período a Avelar SPORTS trouxe um novo conceito para o MTB nos anos de 2020 e 2021, ambos eventos realizados no Bike Chácara Park, em Santana dos Montes (MG). Os regulamentos de cada etapa já estão disponíveis no site oficial do evento http://gigantesmtb.com.br/ , bem como o link para as inscrições.