Outro lado

Dia nacional do livro: confira a lista de 12 obras sobre futebol

Para lembrar a data celebrada nesta terça-feira (29), a seleção conta com grandes produções da literatura esportiva brasileira e internacional

Publicado em

(Foto: Divulgação/Fortaleza EC)
— Continua depois da publicidade —

O dia nacional do livro é celebrado nesta terça-feira (29). Para aqueles que gostam de literatura esportiva, confira essa lista especial com 12 obras sobre futebol, incluindo biografias de ídolos, a história da modalidade, ascensão de clubes e muito mais.

  • Da C à Libertadores – Marcelo Paz

A obra aborda bastidores e relatos sobre a trajetória do Fortaleza da terceira divisão nacional à relevância no futebol sul-americano, de 2015 a 2022. Através de fatos históricos, relatos dos bastidores e narrativas inéditas, Marcelo Paz, um dos principais dirigentes do futebol brasileiro e CEO da SAF do Fortaleza, e o jornalista Fábio Pizzato contam a trajetória de ascensão do clube. O livro conta ainda com prefácio escrito por Rogério Ceni, treinador do Leão em duas passagens entre 2018 e 2020. 

  • Guardiola Confidencial – Martí Perarnau

De autoria do jornalista Martí Perarnau, o livro aborda a rotina de treinos, jogos e um pouco da intimidade de Pep Guardiola, um dos maiores treinadores de futebol de todos os tempos. Com a permissão de Guardiola, Perarnau acompanhou durante um ano o dia a dia do técnico à frente do Bayern de Munique. O autor soube aproveitar o acesso livre aos bastidores da vida do profissional e o resultado é um clássico instantâneo.

Publicidade
  • Nunca Houve Um Homem Como Heleno – Marcos Eduardo Neves

Escrita por Marcos Eduardo Neves, a obra nos “transporta” para os anos 30, 40 e 50 da então capital do Brasil, o Rio de Janeiro, para acompanhar a vida de Heleno de Freitas, craque do Botafogo. Em certos momentos, o leitor pode acreditar que ele está presente nas ações relatadas, como no capítulo de abertura, “Gilda”, em que o autor faz um comparativo entre Heleno e Rita Hayworth, atriz do filme de nome homônimo, sucesso do cinema em 1946. As glórias do atleta e fracassos até seu triste fim são fatos narrados fielmente no livro. 

  • Maradona, De Diego À D1os – Guillem Balague

Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Diego Armando Maradona, Dieguito, para os mais íntimos, ou D10s, para os mais apaixonados, tem sua trajetória brilhantemente detalhada no livro escrito pelo premiado autor Guillem Balague. Através de vasta pesquisa, a obra relata de maneira fiel a vida do craque argentino, dentro e fora dos gramados, em quase 400 páginas.

  • Futebol Ao Sol E À Sombra – Eduardo Galeano

Fugindo do padrão das narrativas tradicionais da literatura esportiva, o escritor uruguaio Eduardo Galeano conseguiu penetrar nas profundezas da história e das experiências dentro e fora das quatro linhas. Em prosa, a obra é elaborada no formato de pequenas notas e expõe histórias sobre Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, Obdúlio Varella, Yachin, Leônidas, Platini, Domingos da Guia, Friedenreich e muitos outros craques.

  • Klopp: o Técnico Heavy Metal que Transformou Borussia Dortmund e Liverpool FC – Raphael Honigstein

Através de fatos marcantes, o livro assinado por Raphael Honigstein narra a trajetória do treinador Jurgen Klopp desde seu início no Mainz 05, passando por Borussia Dortmund e sua chegada ao Liverpool. Com seu estilo “Heavy Metal”, Klopp consegue implantar suas ideias apaixonadas de futebol e relações humanas de maneira eficiente, com títulos e campanhas marcantes por onde passou. Klopp tem o dom de transformar positivamente atletas, clubes e as torcidas, que sempre aderem à “Kloppmania”.

  • A História do Futebol Para Quem Tem Pressa – Marcio Trevisan

De forma resumida e informativa, a obra apresenta uma história cujos primeiros registros datam de cerca de 2.500 anos. O livro curto e fácil de ler atraí até aqueles não são muito fãs de esportes. Os principais torneios, jogadores consagrados e curiosidades do futebol estão presentes nesta espécie de “mini manual”.

  • Atlas Mundial De Camisas: A história, As lendas E As Raridades Nas Cores De Todas As Seleções De Futebol – Vários Autores

Reunindo a maior quantidade possível de camisas de seleções de futebol, a publicação é um verdadeiro presente para os apaixonados pelo artefato esportivo e pela literatura esportiva. Com rigor jornalístico, esta extensa pesquisa realizada por cinco autores resulta em um compilado único e memorável.

  • Escola Brasileira De Futebol – Paulo Vinícius Coelho (PVC)

Para quem gosta de aspectos táticos e técnicos que envolvem uma partida de futebol, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, um dos principais jornalistas esportivos do Brasil, detalhou o estilo brasileiro de jogar bola. Questões como os motivos do país revelar tantos craques ao longo da história e a admiração do mundo pelo nosso futebol são esclarecidas e bem fundamentadas pelo autor no livro.

  • Como O Futebol Explica O Mundo – Franklin Foer

Envolvendo pautas sociológicas com o mundo da bola, o livro, escrito pelo jornalista Franklin Foer, é resultado do intercâmbio entre o futebol e a nova economia global. Com faro apurado para boas histórias, o autor investiga os bastidores do futebol, e suas consequências nas classes sociais e ideologias políticas, mostrando que o futebol é mais do que esporte e abrange questões que ultrapassam a arte do jogo.

  • Febre de Bola – Nick Hornby

Em um verdadeiro manifesto de um torcedor apaixonado pelo futebol e tudo o que envolve o esporte mais popular do mundo, Nick Hornby conta sua história como fã do Arsenal, começando pela infância e adolescência, quando era um então jovem entristecido pela separação recente dos pais e assolado pelas incertezas com relação ao futuro da família, tendo como refúgio os jogos do seu clube do coração. O livro é imperdível para quem gosta de futebol e entende que, muitas vezes, o que acontece propriamente dentro de campo serve apenas como plano de fundo para algo bem maior e significativo. 

  • O Negro No Futebol Brasileiro

O Negro no Futebol Brasileiro, do jornalista Mario Filho, é um dos maiores clássicos já produzidos na literatura esportiva brasileira. Irmão de Nelson Rodrigues e com o nome eternizado no estádio do Maracanã, o autor conseguiu dar leveza à obra que expõe o indisfarçável racismo contra os negros nos primórdios do nosso futebol. 

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile