Automobilismo
Técnico da Mercedes alerta que alguns times ‘errarão feio’ carro de 2022
James Allison alerta que erros poderão resultar em ano doloroso para algumas equipes.
— Continua depois da publicidade —
A Mercedes divulgou um vídeo na segunda-feira, 24, sobre as preparações da equipe para produzir um carro completamente novo para a Fórmula 1 em 2022. No vídeo, o diretor técnico dos alemães, James Allison, falou das alterações que os carros sofrerão nessa mudança de era na categoria, e como isso será movimentado para uma competição mais próxima.
Para Allison, em seus mais de 20 anos de carreira no automobilismo e fazendo parte do hexa da Ferrari entre 1999 e 2004, e agora do octacampeonato da Mercedes entre 2014 e 2021, nunca houve nada próximo das mudanças para a próxima temporada.
Considerando a magnitude das mudanças no carro e no regulamento, o diretor técnico acredita que algumas equipes vão errar na produção das novas máquinas, e isso vai ser um problema gigantesco:
— Eu imagino que, considerando que os carros são tão diferentes e novos, que um ou dois carros do grid vão entender realmente muito mal [o regulamento] e terão um ano terrivelmente doloroso. Acho que todos nós, em algum grau, deixaremos coisas ‘na mesa’ que não antecipamos, e vamos olhar para outros carros e refletir ‘nossa, como não pensamos nisso?’
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Além de tantas mudanças, de aerodinâmica, peso dos carros, rodas e pneus, outro fator afetará a preparação de todas as equipes do grid: todos os motores serão ‘congelados’ por três anos, e assim qualquer modificação necessária será muito mais restrita no futuro. Apesar de tantas dificuldades e novidades, James Allison e a Mercedes colocam isso como uma nova oportunidade para demonstrarem que o sucesso recente na era híbrida foi conquistado com muito empenho:
— Nós vemos como uma oportunidade de demonstrarmos que nós não fomos apenas sortudos durante esses anos, não trombamos numa fórmula que é sempre tão colocada como a era turbo-híbrida, como se trombamos num tipo de direito divino de sermos dominantes em todas as últimas temporadas. Não é uma exclusividade da Mercedes estar animada por uma reformulação no regulamento, mas posso dizer […] que amamos quando novas regras chegam.
O W13, novo carro da Mercedes para tentar ser eneacampeã em sequência da Fórmula 1, será apresentado no dia 18 de fevereiro de 2022, cerca de uma semana antes do começo da pré-temporada em Barcelona.