Futebol
Dr. Osvaldo Neto: ex-jogador, com passagem pelo Feyenoord, da Holanda, se torna um dos principais nutricionistas esportivos
— Continua depois da publicidade —
Natural de Santa Catarina, Osvaldo Neto, desde pequeno, sonhou em viver do esporte. De família humilde, o catarinense dava os primeiros chutes no campo e na quadra, sempre adepto ao futebol e ao futsal. Ainda jovem, teve seu ápice no Feyenoord, da Holanda, pouco antes de retornar ao Brasil com um objetivo: ser um dos melhores nutricionistas esportivos do país.
Até chegar ao estágio atual de sua carreira, porém, o caminho não foi fácil. O primeiro time profissional de Osvaldo Neto foi com apenas nove anos, no Atlético Alto Vale do Rio do Sul. Depois acabou vendido para o time de base do São Caetano, em São Paulo, por onde permaneceu no futsal e atletismo ao mesmo tempo.
Na volta para Santa Catarina, após a passagem paulista, Osvaldo Neto foi terceiro lugar nos Jogos Abertos nos 400 metros rasos. De lá ingressou no Brasil de Pelotas, também tendo passagem pelo Criciúma, Jaraguá e Brusque. Seu nível profissional só foi testado, entretanto, quando passou uma temporada na Europa.
Em terras europeias, Osvaldo Neto atuou por times de renome, ainda nas categorias de base. Passou pelos times do Metallurg Donetsk, da Ucrânia, do Feyenoord Rotterdam, da Holanda, além do Alkmaar, também na Holanda. Ao voltar ao Brasil, decidiu ingressar na faculdade de nutrição com 18 anos.
Porém, mesmo com a decisão, seguiu atuando por algum tempo. Ao servir no Exército, chegou na Seleção Brasileira. Aos 21 anos, Osvaldo Neto se formou e, ao passar por um período de estágio nos Estados Unidos, ainda jogou futebol por quatro meses no Salt Lake City, de Utah.
Logo em seguida, Osvaldo Neto ainda prestou o mestrado e intensificou os seus estudos para passar a atuar nos bastidores de sua paixão. Atualmente, o nutricionista tem quatro especializações, pós-graduações e é doutor em farmacológica.
Na nutrição, com pouco tempo já se destacava ao ponto de passar a atender muitos atletas famosos e celebridades. Nomes como o nadador brasileiro César Cielo, o ex-lutador de UFC Wanderlei Silva, o fisiculturista Fernando Sardinha, o ex-jogador Schwenck, que passou por clubes como por exemplo Cruzeiro e Botafogo, e o ex-Palmeiras Titi são alguns dos atletas que têm a ajuda de Osvaldo Neto nos trabalhos nos bastidores com as atividades físicas e nutrição. Ele lembrou com carinho de sua trajetória em entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo.
– Desde sempre amo esporte. Me dediquei bastante enquanto era jogador, atleta, tanto no futebol, quanto no futsal. Foi essencial no meu amadurecimento pessoal e prospecção profissional para o que eu seguiria como adulto, como na paixão pela nutrição e atividades físicas, como sempre tive. Poder ajudar as pessoas a conseguirem o seu melhor na vida e na saúde me deixa bastante feliz e realizado – destacou Osvaldo Neto.
Uma outra paixão de Osvaldo Neto são livros. Ele virou escritor e autor de dois títulos: “Fecha a boca e treina” e “Guia de emagrecimento avançado”. Além do atendimento profissional no dia a dia, por meio de seu Instagram, ele responde diariamente a perguntas de seus seguidores sobre nutrição e atividades físicas.