Futebol Internacional
Duas seleções da Oceania abrem mão da Copa por casos de Covid-19
— Continua depois da publicidade —
As seleções de Vanuatu e Ilhas Cook, que disputam as Eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo, anunciaram, nesta quarta-feira (23), que estão oficialmente fora da disputa por uma vaga no Mundial. A medida dos dos países foi tomada após o elevado número de casos de Covid-19 nas delegações. A informação da desistência foi confirmada pela Fifa, entidade máxima do futebol.
De acordo com o comunicado, os jogos destas duas seleções foram anulados, tanto na fase de classificação, quando agora, durante a fase decisiva. Ilhas Cook já havia enfrentado Ilhas Salomão durante, no último dia 17 de março, e acabou perdendo por 2 a 0. Este jogo, no entanto, será invalidado e contará apenas para a pontuação no ranking da Fifa.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
A desistência de Vanuatu e Ilhas Cook classifica automaticamente Taiti e Ilhas Salomão, que também fazem parte do grupo A das Eliminatórias da Oceania. Inclusive, as duas seleções vão se enfrentar, nesta quinta-feira (24), às 11hs (de Brasília). Com mando de campo de Ilhas Salomão, mas disputado no Catar, o jogo contará apenas para definir o primeiro colocado do grupo A.
No outro grupo das Eliminatórias estão Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Fiji e Nova Caledônia. Essas quatro seleções disputam as outras duas vagas nas semifinais das Eliminatórias da Oceania. Até omomento, a vantagem é da Nova Zelêndia, que tem 6 pontos e já garantiu sua classificação. Papua Nova Guiné e Fiji se enfrentam na na quinta-feira (24), às 14hs (de Brasília), no Catar, para definir o outro classificado. Um empate classifica Papua Nova Guiné.
O primeiro colocado do grupo A enfrenta o segundo do grupo B, enquanto o primeiro do B encara o segundo do A nas semifinais. Os dois que levarem a melhor, se classificam para a grande decisão das Eliminatórias da Oceania. Quem sair classificado, ainda vai encarar um representante da Concacaf em busca de uma vaga na Copa do Mundo do Catar, no dia 13 ou 14 de julho.