Campeonato Mineiro
Duelo de artilheiros e defesas: nuances do clássico entre América-MG e Atlético-MG
América-MG e Atlético-MG se enfrentam neste sábado, às 16h30, no Independência, pelo Campeonato Mineiro
— Continua depois da publicidade —
O Atlético-MG enfrenta o América-MG pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, às 16h30 (de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte. O Clássico das Multidões vai travar um embate entre os dois artilheiros dessa edição: Hulk, que está de contrato renovado até 2026 e também pode chegar ao 100° gol pelo alvinegro e Renato Marques, revelação do Coelho que já tem 4 gols nesta edição do estadual.
Além disso, defensivamente, as equipes se destacam positivamente e negativamente. O Atlético-MG sofreu 5 gols em 6 jogos até então. O América, por outro lado, tem a melhor defesa da competição até o momento, com apenas um gol sofrido. O resultado surpreende se comparado com o retrospecto do ano anterior. No Campeonato Brasileiro de 2023, o Atlético, ao lado do arquirrival Cruzeiro, teve a defesa vazada apenas 32 vezes durante a edição. Já o Coelho, foi a pior defesa disparada, com 81 gols sofridos.
Para saber tudo sobre o Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no X, Facebook e Instagram
ARTILHARIA
Os dois atacantes estão empatados com 4 tentos cada. Renato jogou 5 partidas, contribuiu com 1 assistência e marcou contra o Pouso Alegre, Ipatinga, Uberlândia e Cruzeiro. Do outro lado, Hulk fez a mesma quantidade de jogos, e guardou contra o Democrata, Athletic-MG duas vezes e também enfrentando o Itabirito, além de contribuir com 2 assistências.
O atacante de 20 anos do Coelho disputa a sua segunda edição de mineiro. A primeira, em 2022, o jogador estreava como profissional, e não participou de nenhum gol na oportunidade. Apenas em 2023, o jogador conseguiu destaque no Campeonato Brasileiro quando o clube amargou a última colocação daquela edição. Do outro lado, Hulk, mais experiente, foi artilheiro de todas os estaduais que jogou pelo Atlético-MG e em mais uma, busca outra vez o prêmio individual.
DEFESA
O ano de 2024 ainda é de indefinição para o Atlético-MG no quesito defesa. O bom desempenho da temporada passada ainda não se refletiu nesse início de Campeonato Mineiro. Até então, com 5 gols sofridos, a equipe tem indefinições em alguns lugares do campo. Jemerson, zagueiro formado na base alvinegra, tem sido criticado pela torcida e Igor Rabello e Bruno Fuchs tem brigado pela posição com o defensor.
Por outro lado, o América-MG, além da melhor defesa, tem a melhor campanha da competição até aqui. Éder e Ricardo Silva, remanescentes do rebaixamento, tem formado uma dupla de zaga sólida durante o campeonato. Muito criticados na campanha desastrosa de 2023 no Brasileirão, com a chegada do técnico Cauan de Almeida, ex-auxiliar técnico do Corinthians, o setor defensivo tem sido o ponto forte do clube nesta edição de estadual.