Futebol Internacional
Edin Terzić pede demissão e deixa o Borussia Dortmund
Na última temporada, o técnico guiou a equipe até a final da Champions League
— Continua depois da publicidade —
Edin Terzić não é mais técnico do Borussia Dortmund, ele pediu para deixar o clube um ano antes de seu contrato terminar. O clube anunciou sua saída na manhã desta quinta-feira. Em sua segunda passagem pelo comando dos Aurinegros, o técnico de 41 anos foi campeão da Copa da Alemanha em 2020/2021, e vice-campeão da Champions League na última temporada.
-Edin Terzić deixa o Borussia Dortmund. O treinador, que conquistou a Copa DFB com o BVB em 2021, foi vice-campeão do campeonato de 2023 e chegou à final da Liga dos Campeões de 2024, pediu ao BVB a rescisão de seu contrato com efeito imediato. O Borussia Dortmund concordou com o pedido após uma discussão conjunta- afirmou o clube por meio de um comunicado.
Sua saída acontece dois dias depois do canal televisivo “Sky Sports” que o zagueiro Mats Hummels só renovaria com o clube, caso Terzić deixasse o cargo. Segundo o canal, os dois não tinham uma boa relação no dia a dia. O zagueiro alemão de 35 anos, que o contrato se encerra neste mês de junho, é um dos líderes do elenco e foi peça chave na campanha para Wembley, ele foi eleito na seleção da Champions, além disso o defensor também interessa a clubes na Europa, Estados Unidos e Arábia Saudita.O treinador também é muito respeitado dentro do clube.
Ainda no comunicado do clube, o técnico afirmou que teve uma conversa com a diretoria do Borussia após a derrota para o Real Madrid na final da Champions League, em Wembley, há quase duas semanas atrás. Nesta ocasião, Terzić explicou para a direção seu desejo de deixar o clube.
– É incrivelmente doloroso dizer isso para os torcedores aurinegros, mas hoje estou rompendo com o Borussia Dortmund. Foi uma honra vencer a Copa da Alemanha e liderar esse clube fantástico à final da Liga dos Campeões. Após dez anos no Borussia, sinto que a nova era do clube deve começar com um novo homem à beira do campo – declarou o técnico em comunicado publicado pelo clube.
Terzić chegou ao clube em 2010, para inicialmente trabalhar como um integrante da equipe de scout do clube, após isso passou por comissões técnicas pela base do clube. Após isso, o alemão de origens croatas foi trabalhar como o assistente de Slaven Bilic em suas passagens por Besiktas e West Ham. Em dezembro de 2020, voltou para o Borussia como técnico interino, após a demissão do suiço Lucien Favre, após assumir o comando de forma interina guiou o time que tinha Haaland e Bellingham para a conquista da Copa da Alemanha em 2021.
Na temporada seguinte, virou diretor técnico do clube e ocupou a função por um ano. No final da temporada 2021/2022, após Marco Rose deixar o cargo, Edin Terzić voltou ao cargo de técnico, dessa vez de forma efetiva. Em sua segunda passagem pelo Borussia Dortmund perdeu o título da Bundesliga na última rodada, na temporada 2022/2023, após empatar com o Mainz na última rodada no Signal Iduna Park, já na última temporada levou o time para a final da Champions, mas ficou com o vice da competição.