Corinthians

Em alta e suspenso, Gabriel gera dúvida em Mancini sobre seu substituto para jogo contra o Flamengo

Publicado em

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
— Continua depois da publicidade —

Para a partida deste domingo (14) entre Corinthians e Flamengo, o técnico Vagner Mancini terá um desfalque importante entre seus titulares. O volante Gabriel recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo frente ao Athletico-PR e desfalca o Timão ao cumprir a suspensão automática.

O camisa 5 corinthiano cresceu em termos de produção com a chegada do treinador em outubro e tornou-se peça importante de seu esquema. Retomando a titularidade após a pausa por conta da pandemia da Covid-19, Gabriel vinha sendo questionado por grande parte da torcida e da imprensa. Depois de duas trocas de comandante, Mancini conseguiu fazer o volante reencontrar seu melhor futebol.

Antes criticado por receber muitos cartões amarelos, não dar passes em direção ao ataque, participar pouco da fase ofensiva e não oferecer grande proteção ao sistema defensivo, Gabriel conseguiu abafar as críticas com boas atuações e mudança de postura dentro de campo. Salvo um jogo abaixo no dérbi contra o Palmeiras, o volante vem agradando com partidas seguras desde o início do returno do Campeonato Brasileiro 2020, com direito a gol no último duelo contra os paranaenses.

Publicidade

Possíveis substitutos

Para entrar na vaga do camisa 5, Mancini conta com duas opções imediatas, caso não deseje modificar o esquema tático ou colocar um jogador com características muito diferentes das de Gabriel. O primeiro nome que está na briga direta pela vaga de primeiro volante é Camacho.

Depois de retornar de um empréstimo para o Athletico-PR em 2019, o jogador de 30 anos iniciou 2020 como titular do então técnico, Tiago Nunes. Formando dupla com o colombiano Cantillo — que deve ser mantido entre os onze inicias no confronto com o Rubro-negro —, o volante acabou perdendo a vaga de titular para Gabriel e começou a entrar na equipe esporadicamente.

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, Camacho soma 19 jogos, sendo que em apenas quatro oportunidades ele começou jogando. Um ponto que joga a favor do camisa 20 é a última ausência de Gabriel. Há cinco rodadas, na vitória por 3 a 0 sobre o Sport, o volante titular também estava suspenso e Mancini escolheu Camacho para entrar em seu lugar.

A outra opção imediata para suprir o volante titular é Xavier. Capitão e destaque do time sub-20 do Corinthians que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2020, o camisa 39 recebeu sua primeira oportunidade com Dyego Coelho, na vitória sobre o Bahia por 3 a 2. Após sua estreia, o volante participou de 16 jogos, tendo começado em 8 deles.

Por sua intensidade e entrega em campo, além do fato de ser cria do Terrão corinthiano, Xavier possui um grande apoio da torcida nas redes sociais. No entanto, Mancini deve levar em conta apenas as qualidades dentro das quatro linhas para selecionar o substituto de Gabriel. 

A escolha também deverá ser pautada muito pelo adversário do Timão neste domingo (14). Caso veja que o Corinthians precisará de uma maior qualidade de passe e entrosamento com Cantillo, o técnico deverá escolher Camacho. Por outro lado, se ver que o time precisa de mais intensidade e vigor físico em seu meio-campo, o treinador corinthiano deve selecionar Xavier.

Correndo por fora

Com menores chances de começar a partida frente ao Flamengo estão Éderson, Ramiro e Roni. Além dos três não serem, originalmente, da mesma posição que Gabriel, não devem ser escolhidos por Mancini por diferentes fatores. 

O primeiro, apesar do início de sua passagem no Alvinegro ter sido impressionante, com três gols em três jogos, caiu exponencialmente de produção e nem relacionado foi para a última partida.

O camisa 8, que acabou perdendo sua vaga na equipe titular com a ascendência de Gustavo Silva que se tornou o jogador com mais participações diretas em gols da equipe no Campeonato Brasileiro, nunca foi utilizado por Mancini na posição de Gabriel.

Já Roni, que assim como Xavier estreou no primeiro turno no confronto contra o Bahia e chegou até a fazer um gol, também não é carta marcada entre os selecionados do treinador corinthiano nos últimos jogos e entrou em campo pela última vez em 25 de novembro, contra o Coritiba.

LEIA MAIS: Corinthians encerra preparação e viaja para enfrentar o Flamengo

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile