Vasco

Em busca de vaga na Libertadores, Vasco busca feito alcançado apenas em duas ocasiões

Para ter certeza de classificação para a próxima Libertadores, Vasco precisa de no mínimo 11 pontos e títulos continentais de brasileiros para garantir vaga na próxima edição

Publicado em

Foto: Matheus Lima/Vasco
— Continua depois da publicidade —

Faltando cinco jogos e 15 pontos restantes para o fim do campeonato, o Vasco busca uma vaga na próxima Libertadores. A última participação da equipe na competição foi em 2018, quando se classificou para a fase preliminar, passou para a fase de grupos, terminando na terceira colocação.

Atualmente na nona posição do Campeonato Brasileiro com 43 pontos, o Vasco está bem distante da classificação direta para a fase de grupos, apenas combinações improváveis de resultados leva o cruzmaltino à uma vaga direta. Portanto, a equipe carioca ainda conta com uma ampliação das vagas, por meio de um possível título do Cruzeiro na Sul-Americana e de que o campeão da atual Libertadores, Botafogo ou Atlético-MG, termine na zona de classificação, assim transformando o atual o G-7 em G-9.

Em consideração todas as edições disputadas no atual formato, 20 times, em 2005, a média para garantir o nono lugar, é de 54 pontos. Em 2013, o São Paulo conseguiu garantir a posição com 50 pontos, sendo a equipe com a menor pontuação a assegurar a colocação.

Publicidade

A princípio, o Vasco precisaria somar no mínimo 11 pontos nas últimas cinco partidas que irá disputar, feito que foi alcançado apenas em 2011 e 2015. O cruzmaltino buscando repetir a façanha, vai enfrentar Internacional, Atlético-GO e Atlético-MG em casa, além de Corinthians e Cuiabá fora de casa.

Leia também: Empresario grego surge como interessado em comprar Vasco

No ano de 2011, ano em que a equipe carioca brigou pelo título, venceu os clássicos contra o Botafogo por 2 a 0 e o Fluminense por 2 a 1, venceu também o Avaí por 2 a 0 e empatou com o Palmeiras por 1 a 1 e com o Flamengo por 1 a 1 na última rodada. Somou 11 pontos e terminou na vice-liderança do campeonato, com dois pontos a menos para o campeão Corinthians.

Em 2015, na tentativa de se livrar do rebaixamento, o Vasco teve um ótimo aproveitamento nas últimas partidas, vencendo Palmeiras, Joinville e Santos, e empatando com Corinthians e Coritiba. Mas esse aproveitamento não foi o suficiente para livrar a equipe de ser rebaixada, ficando a apenas um ponto do 16º colocado.

Em busca de voltar à competição mais cobiçada do continente, a equipe do Vasco volta a campo no próximo dia 21 para enfrentar o Internacional, em São Januário, às 20:00.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile