Campeonato Brasileiro
Em clássico intenso, Vasco vence o Fluminense e ganha ânimo na luta contra o Z4
Vasco fica na frente duas vezes, Fluminense busca, mas falhas do Tricolor dão a vitória ao Cruz-Maltino por 4 a 2, no Nilton Santos, pelo Brasileirão
— Continua depois da publicidade —
Quem foi ao Nilton Santos pôde assistir um belo clássico entre Vasco e Fluminense, neste sábado. Cheio de oportunidades para ambos os lados e bem jogado, mas foi o Cruz-Maltino que levou a melhor e venceu o Tricolor por 4 a 2, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Praxedes, Vegetti e Gabriel Pec, duas vezes, marcaram para o clube da Colina. Do outro lado, Marcelo e Lima anotaram para a equipe das Laranjeiras.
Com o resultado, o Fluminense perdeu a chance de encostar nos líderes e permanece na sexta posição, com 38 pontos, enquanto o Vasco soma 20 pontos, na 18ª posição na tabela do Brasileirão.
1º Tempo
Os primeiros minutos de jogo foram bem sonolentos. As duas equipes trocando muitos passes para tentar investir em gol. Até que em dos ataques, o Vasco foi feliz e saiu na frente no placar com Praxedes – aos 23 minutos. O gol saiu em momento em que o Fluminense já estava propondo seu estilo de jogo. Depois do gol, a equipe tricolor se impôs ainda mais e pressionou o Cruz-Maltino. John Kennedy teve duas grandes oportunidades para colocar a bola na rede.
+ Veja lances da partida entre Vasco e Fluminense
2º Tempo
A dinâmica da etapa final mudou completamente. Logo aos 42 segundos, Marcelo já deixou o placar igualado para incendiar a partida. Mas o Vasco não baixou a guarda e pouco tempo depois ficou à frente no placar com Vegetti após escanteio. O clássico permaneceu intenso. O Fluminense seguiu pressionando e conseguiu empatar novamente com Lima. A partir daí, o Cruz-Maltino se fechou e saia esporadicamente aos contra-ataques, mas o terceiro gol vascaíno saiu após bobeada de André e Guga na zaga. Gabriel Pec não deixou a oportunidade passar e colocou no fundo da rede.
O erro parece que atingiu o ânimo do Fluminense. A equipe ficou minutos dispersa e levou o quarto gol. Puma Rodríguez cruzou da direita, Vegetti ajeitou para o meio e Gabriel Pec finalizou a vitória importante para o Cruz-Maltino. O Tricolor, por sua vez, poderia ter diminuído para o líder Botafogo.
Quebra de tabu
O Vasco não vencia o Fluminense há oito jogos – ou quatro anos, desde 2019. Venceu com boa participação do garoto Gabriel Pec, revelado pelo Vasco. Para os mais superticiosos, o Cruz-Maltino entrou em campo de roupa nova, a dos “Camisas Negras”, nova e terceira camisa do clube que representa o time histórico campeão carioca de 1923 e símbolo da luta contra o racismo há 100 anos.
Ânimo
Com este placar, o Vasco ganha ainda mais ânimo para seguir na luta contra o rebaixamento. A equipe cruz-maltina ainda vai contar com o retorno da torcida na próxima rodada, o que pode ser o 12º jogador para empurrar os jogadores para permanência.
Preocupante
A torcida do Fluminense também fica preocupada com Jhon Arias. O colombiano saiu com dores no tornozelo direito e foi substituído por Lima ainda no primeiro tempo. Como de praxe, será reavaliado pelo departamento médico. Mas preocupa, pois o jogador deixou o campo com muitas dores e chegou a socar o gramado.
Próximos desafios
Agora, os times voltam no meio de semana para a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na quarta, o Fluminense enfrenta, às 21h30, no Maracanã, enquanto o Vasco encara o Coritiba, na quinta, às 19h, já com presença de público em São Januário.