Copa do Mundo - Qatar 2022

Em jogo marcado por protestos, Inglaterra goleia o Irã na estreia da Copa do Mundo

Publicado em

Matthias Hangst/Getty Image
— Continua depois da publicidade —

A disputa do Grupo B da Copa do Mundo começou com goleada e protestos. Nesta segunda-feira, no Estádio Khalifa International, a Inglaterra fez 6 a 2 no Irã, com gols de Saka, duas vezes, Bellingham, Sterling, Rashford e Grealish para os inglesses, enquanto Taremi fez os dois dos iranianos. Com o resultado, a Inglaterra garantiu os primeiros três pontos na competição. Mas a partida válida pela primeira rodada não ficou marcada só pelo passeio inglês. Dentro e fora de campo, as duas seleções e os torcedores se manifestaram por questões extracampo.

Antes da bola rolar, os jogadores do Irã não cantaram o hino do país, que ainda foi vaiado pelos torcedores iranianos, como forma de proposto contra a repressão aos protestos que têm acontecido no país desde setembro após a morte de uma jovem por “uso inadequado” do véu islâmico. Nas cadeiras do estádio, além das vaias ao hino, os iranianos também levantaram cartazes em apoio as mulheres do país.

Do lado inglês, após a decisão de não usar a braçadeira de capitão com “One Love”, Harry Kane entrou em campo com a braçadeira com a frase ““#NoDiscrimination”, item autorizado pela Fifa. Além disso, os jogadores ingleses se ajoelharam antes do apito inicial em protesto já tradicional contra o racismo.

Publicidade

+ Confira o lance a lance de Inglaterra x Irã!

O jogo

Quando a partida começou, como esperado, a Inglaterra dominou o jogo. No entanto, a bola, de fato, pouco rolou. Logo aos 6′, em cruzamento na área do Irã, o goleiro Beiranvand acabou se chocando com o Hosseini e precisou de atendimento médico. O jogo ficou parado por oito minutos e camisa 1 chegou a voltar ao campo, mas depois de mais alguns minutos, precisou ser substituído por Hossein Hosseini. Depois, quando o duelo enfim começou a ter mais bola rolando, a Inglaterra pressionou, mas tinha dificuldade para criar oportunidades. Mount e Maguire tiveram as melhores chances, com o zagueiro mandando uma bola, de cabeça, na trave.

E foi pelo alto que os ingleses conseguiram abrir o placar. Aos 34′, após boa troca de passes, Shaw cruzou e Bellingham mandou de cabeça para as redes. Assim, o primeiro gol “abriu a porteira”. Aos 42′, de novo em cruzamento na área, Maguire ajeitou de cabeça e Saka finalizou bem para o gol. Três minutos depois, ainda antes do intervalo, em contra-ataque, Kane cruzou e Sterling só empurrou para as redes, fazendo 3 a 0.

Depois do intervalo, veio o passeio da Inglaterra. Em ritmo de treino, os ingleses conseguiram ampliar aos 16′, de novo com Saka após boa jogada pelo lado direito. No entanto, um pequeno susto três minutos depois. O atacante Taremi recebeu dentro da área e, na sua primeira oportunidade, mando forte para o gol, descontando o placar para o Irã.

Mesmo com o susto, a Inglaterra seguiu tranquila e fez quatro substituições praticamente ao mesmo tempo. E dois jogadores que entraram garantiram a goleada inglesa. Aos 25′, na sua primeira jogada, Rashford fez o quinto gol do time europeu. No fim, aos 43′, em lance que parecia de treino, Grealish recebeu de Stearling e só empurrou para o gol. Ainda deu tempo para o Irã descontar mais uma vez com Taremi, de pênalti, após falta assinalada depois de consulta ao VAR, finalizando o placar em 6 a 2.

Agenda

Na segunda rodada, na próxima sexta-feira, o Irã enfrenta País de Gales, às 7h (horário de Brasília). Mais tarde, às 16h, a Inglaterra encara os Estados Unidos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile