Lutas
Em luta histórica, Usyk vence Fury e vira ‘rei’ dos pesos-pesados
Os pesos-pesados do boxe tem um novo ‘rei’. Oleksandry Usyk enfrentou Tyson Fury neste sábado (18) em Riad (Arábia Saudita) para tentar unificar os cinturões da categoria mais nobre do esporte.
— Continua depois da publicidade —
Os pesos-pesados do boxe tem um novo ‘rei’. Oleksandry Usyk enfrentou Tyson Fury neste sábado (18) em Riad (Arábia Saudita) para tentar unificar os cinturões da categoria mais nobre do esporte. Em uma luta emocionante e bastante disputada, o ucraniano teve sua chance de nocautear o inglês, mas o derrotou na decisão dos juízes e amealhou todos os títulos da divisão.
Com convidados de peso como Cristiano Ronaldo e Neymar, o duelo tinha tudo para virar um potencial clássico e assim o foi. Contra um adversário bem maior e mais pesado, Usyk teve que usar uma estratégia na qual teve que pressionar o ‘Rei dos Ciganos’ já de cara, conseguindo encaixar boas combinações e impedindo a reação de Fury contra seu jogo.
O inglês entrou na luta a partir do terceiro round, especialmente na base dos uppercuts, que se mostraram naquele momento em que a luta se encaminhava para os rounds intermediários. No sexto round, Fury passou a tomar conta da luta, pegando bem com os golpes no corpo e os uppers, deixando Usyk, que era mais ofensivo na parte inicial, passando a sentir a pressão.
E o ‘Rei dos Ciganos’ continuaria em cima, mas logo levaria um ‘choque de realidade’ no nono assalto. O ucraniano voltou a ganhar espaço no ringue e, iniciando com uma combinação certeira, chegou com uma potente ‘bomba’ de direita que balançou o inglês. Depois, uma outra combinação, esta com um gancho de esquerda que, por pouco, não resultou no final da luta em Riad, com o inglês indo parar nas cordas.
Fury conseguiu sobreviver à contagem do árbitro e seguiu no combate, conseguindo no décimo assalto usar o direto de direita que incomodou bastante a Usyk. Os rounds finais foram de pura trocação entre ambos, eletrizando a arena e deixando dúvida sobre quem levaria para casa a vitória e os cinturões. No fim, o ucraniano foi o vencedor da luta em decisão dividida dos juízes (dois deram vitória sua e um a do inglês) e se tornou ‘rei’ dos pesados no boxe.
– Agradeço ao meu time. Foi uma grande luta, foi muito bom – disse Usyk após a luta, de acordo com o MMAFighting.
Se o novo campeão unificado dos pesados foi um tanto ‘econômico em suas declarações, Fury optou por se ver como o vencedor da luta, acreditando ter vencido mais assaltos do que o rival e já apontou a chance de um reencontro entre ambos nos ringues para o final do ano.
– Eu acredito que venci a luta. Acho que Usyk venceu alguns assaltos mas eu venci a maioria deles. Fizemos uma grande luta, demos o melhor de nós mesmos. O país dele (Ucrânia) está em guerra, então as pessoas ficaram do lado de quem está em guerra, Não me leve a mal, eu venci essa luta. Voltaremos. Há uma cláusula que dá direito à revanche. Vamos nos ver em outubro – declarou.