Futebol Internacional
Em meio a um processo de renovação, País de Gales anuncia a contratação do técnico Craig Bellamy
O ex-atacante de times como Liverpool e Manchester City chega para substituir Rob Page, demitido no último mês de junho
— Continua depois da publicidade —
O País de Gales anunciou a contratação do técnico Craig Bellamy. Ele chega para substituir Rob Page, que foi demitido no último mês de junho após não ter conseguido classificar os Dragões para sua terceira Euro seguida e também depois de uma má sequência de resultados e atuações no começo do ciclo. O ex-meia assinou um vínculo válido por quatro anos, válido até o ano de 2028.
Essa será a primeira oportunidade de Bellamy como técnico no futebol profissional em sua carreira. Ele recusou a ficar como assistente técnico de Scott Parker no Burnley, time que estava desde que chegou junto com Vincent Kompany, em 2022. Antes disso havia sido técnico da equipe sub-21 do Anderlecht, depois disso virou assistente do ex-zagueiro do Manchester City em sua passagem como técnico pelo time que o revelou para o futebol.
Ex-meio-campo de times como Manchester City, Liverpool, Newcastle e Cardiff City, Bellamy fez 78 jogos pelos Dragões entre 1998 até 2014, marcando 18 gols e dando cinco assistências neste período. Ele foi especulado para comandar a seleção em 2018, mas não foi escolhido pela federação, que preferiu seu ex-companheiro de seleção Ryan Giggs, que depois viria a dar lugar ao ex-técnico Rob Page, após se demitir em meio a seu julgamento por violência doméstica em 2020.
Craig Bellamy terá a missão de voltar a classificar o País de Gales a competições internacionais após terem sido eliminados nos pênaltis nos playoffs para a Polônia. Além disso, terá também que renovar uma seleção que recentemente perdeu Gareth Bale, seu principal jogador nos últimos anos, que se aposentou após a Copa do Catar.