Campeonato Brasileiro
Em noite estrelada de Payet, Vasco derrota o Bahia em jogo de cinco gols
Camisa 10 francês do Vasco marcou dois gols na partida e ajudou o Cruz-Maltino a vencer o Bahia, adversário direto na luta pelo G-7 do Brasileirão
— Continua depois da publicidade —
O Vasco venceu o Bahia por 3 a 2 nesta segunda-feira (28), em duelo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Payet, que contou com a presença de seus três filhos em São Januário, marcou dois gols na partida. Emerson Rodríguez foi quem abriu o placar para o Cruz-Maltino. Ademir e Luciano Rodríguez diminuíram para o Tricolor.
Com a vitória, o Vasco chegou a 43 pontos no Brasileirão e pulou para a 9ª colocação, aproximando-se do próprio Bahia, que é o primeiro time dentro do G-7, com 46 pontos. Ambas as equipes têm o objetivo de classificar-se para a Copa Libertadores, provavelmente na fase preliminar.
O Jogo
A partida em São Januário começou com pressão do Vasco, que soube controlar muito bem a posse de bola no meio de campo, principalmente com a bola passando pelos pés do camisa 10, Payet. Impondo-se mais que o Bahia, o Cruz-Maltino conseguiu abrir o placar com o colombiano Emerson Rodríguez, que aproveitou o rebote de Marcos Felipe após o chute de Puma.
O Bahia, sem conseguir entrar no jogo, pouco produziu no primeiro tempo. Do outro lado, o Vasco, que precisava do resultado, seguiu pressionando e, após uma boa jogada de Payet com Rayan, conseguiu um pênalti — sofrido pelo jovem de 18 anos. O francês cobrou com categoria no canto superior direito e converteu.
Ainda no primeiro tempo, aos 32 minutos, Galdames, que buscava a sua noite de redenção com a torcida vascaína após atuações ruins, ajeitou uma bola para Payet, que arriscou de fora da área e surpreendeu Marcos Felipe, que nem se mexeu. 3 a 0 Vasco.
Dez minutos após o segundo gol do francês, o Bahia conseguiu diminuir com o argentino Luciano Rodríguez, aproveitando uma desatenção de Maicon, zagueiro do Vasco. O Bahia foi para o vestiário com esperanças de mudar o placar do jogo. Rogério Ceni, inclusive, já havia feito duas substituições antes do intervalo.
O segundo tempo começou sem muitas emoções. O Vasco controlou a posse de bola até os 30 minutos, quando Everton Ribeiro fez um belo passe para Thaciano, que saiu cara a cara com Léo Jardim, finalizou, o goleiro defendeu, e a bola sobrou na cabeça de Ademir, que marcou o segundo do Bahia no jogo.
Restando 15 minutos para o apito final, o Bahia entrou de vez no jogo e teve uma grande oportunidade de empatar em 3 a 3. Rafael Ratão, no mesmo lance, desperdiçou duas vezes a chance de marcar o gol de empate do Tricolor aos 48 minutos.
Próximos compromissos
O Vasco retorna a campo na terça-feira (05), quando encara o líder do campeonato, Botafogo, no Estádio Nilton Santos, às 21h30. O Bahia, por sua vez, também terá um duelo complicado pela competição – recebe o São Paulo, na Arena Fonte Nova, também na terça (05), no mesmo horário.