Campeonato Brasileiro
Em situações distintas no Brasileiro, Vasco e Fluminense se enfrentam no Nilton Santos
Os dois times brigam por diferentes objetivos na competição. O Fluminense tenta se manter no G-6, enquanto foca na Libertadores. O Vasco está é o vice-lanterna e precisa vencer de qualquer maneira.
— Continua depois da publicidade —
Vasco e Fluminense se enfrentam neste sábado (16), às 16h, no estádio Nilton Santos, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os clubes estão em situações distintas na tabela. O Vasco está na 18ª posição a oito pontos do primeiro time fora do Z-4. O Fluminense ocupa a sexta colocação e não sai do G-6, mesmo em caso de derrota.
Vasco x Fluminense: retrospecto, prováveis escalações, arbitragem, onde assistir e palpites
Apesar de estar com o foco na Libertadores, o Fluminense vai com força máxima para o confronto contra o Vasco. Fernando Diniz tem dois importantes desfalques: Ganso (lesionado) e Samuel Xavier (suspenso) são ausências confirmadas no confronto no clássico. Na lateral-direita, Guga já foi definido como o substituto. No meio, existe a dúvida entre Alexsander, Lima e Danielzinho para iniciar a partida. A boa notícia é que o tricolor carioca conta com os retornos de Marcelo e Marlon para o jogo de sábado.
O retrospecto recente do Fluminense contra o Vasco é bem favorável. São oito partidas de invencibilidade, a terceira maior do clube na história do clássico. A última vez que o tricolor carioca foi derrotado para o cruz-maltino foi em 2019. Na última vez que as equipes se enfrentaram, o confronto terminou empatado em 1 a 1, em partida válida pela 4ª rodada da atual edição do Brasileiro.
+Fernando Pacheco cobra o Fluminense na Justiça
Com o Maracanã fechado, o clássico será disputado no estádio Nilton Santos. A casa do Botafogo ficou marcada pelo “tapetinho” utilizado. O retrospecto do Fluminense jogando no gramado sintético não é nada bom. O tricolor carioca já disputou 13 partidas neste tipo de campo e tem um aproveitamento de pouco mais de 20%, com apenas duas vitórias. Este é um fator que preocupa a equipe de Diniz para o confronto.
O Fluminense não tem se dado bem jogando fora de casa. A equipe de Diniz não vence longe de seus comandos no Brasileiro há sete partidas. A última vitória aconteceu no mês de Maio, quando derrotou o Cruzeiro no Mineirão por 2 a 0. O aproveitamento do tricolor carioca como visitante está entre as quatro piores da competição. Apesar do jogo ser no Rio de Janeiro, o Nilton Santos estará com 90% de ocupação da torcida vascaína. O cruz-maltino é o mandante do confronto.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
O Vasco não vive uma situação diferente. Em 11 partidas fora de casa, venceu apenas uma – 2 a 1 sobre o Atlético-MG na primeira rodada –, empatou quatro e sofreu seis derrotas. Com isso, teve uma queda brusca no campeonato e, hoje, amarga a 18ª colocação – oito a menos do que o Goiás, o primeiro clube fora do Z-4.
Para fugir do que seria seu quinto rebaixamento, o Cruzmaltino terá que vencer um de seus maiores rivais neste sábado. O recente retrospecto com o Tricolor não é favorável, mas o time de Ramón Díaz irá contar com a boa fase dos reforços para conseguir os três pontos.
Paulinho tem tido boas atuações no meio-campo e é um dos jogadores que vivem um bom momento no clube. Com seus dribles e visão de jogo, ele poderá, novamente, se destacar pela equipe e, assim, conseguir um resultado favorável contra o Flu.
O chileno Gary Medel é outro jogador que tem sido importante para o Cruzmaltino neste Brasileirão. O “Pitbull”, como foi apelidado pela torcida, tem sido realmente um cão de guarda da defesa do Vasco. Com ele em campo, a marcação do time melhorou muito em relação ao primeiro turno.
Vegetti, uma das maiores contratações do Vasco nesta janela de transferências, já soma três gols em cinco jogos e entrou no rol de atletas amados pela torcida. No entanto, o jogador não é o primeiro centroavante argentino a encantar São Januário. Há dois anos Germán Cano balançava as redes na Colina, mas acabou trocando a Cruz de Malta pela Grená.
Poderá marcar novamente contra o ex-clube – já que fez dois gols no duelo que garantiu a vitória do Flu no Campeonato Carioca –, mas terá um embate contra o camisa 99 do Vasco. Vegetti igualou o início de Cano pelo Cruzmaltino e terá a chance de ampliar a quantidade de gols neste sábado.