Vasco
Empresário grego surge como interessado em comprar Vasco
O nome do grego, Evangelos Marinakis, dono de clubes da Europa, veio à tona recentemente como interessado em comprar as ações de SAF do Vasco.
— Continua depois da publicidade —
Ainda em impasse na justiça com a A-CAP, seguradora que administra a 777 Partners, o Vasco vem recebendo interesses de diversos investidores. O nome que surgiu nesta quarta-feira (6), foi do grupo do magnata grego Evangelos Marinakis. Até o momento, não existem propostas oficiais e negociações, mas há um certo interesse do empresário em adquirir uma equipe brasileira.
Marinakis é dono do Nottingham Forest (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Rio Ave (Portugal), ele costuma ser uma figura presente nos seus clubes. Visando expandir suas atividades no futebol, ele contratou neste mês o executivo brasileiro Edu Gaspar, que vinha fazendo bom trabalho no Arsenal. Com a contratação de Edu, a compra de algum time brasileiro pode estar cada vez mais perto.
No mês passado, a A-CAP recebeu uma oferta do banco BTG Pactual para adquirir parte das ações adquiridas pela 777, que correspondem a 31% do total da SAF. O valor proposto pela BTG foi de cerca de 170 milhões de reais, porém não houve acordo entre as partes.
Leia também: SAF do Vasco sob reformulação: clube negocia venda de ações
O empresário grego tem 57 anos e a maioria de sua fortuna foi construída através do setor marítimo. A família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com uma frota de dezenas de navios, seu patrimônio é estimado em aproximadamente 22 bilhões de reais.
O primeiro contato do magnata com investimento no futebol foi em 2010, quando comprou o Olympiacos, um dos dois maiores times da Grécia. Com Evangelos à frente do clube, o Olympiacos conquistou o título da Liga Grega por sete temporadas consecutivas, além de ganhar quatro vezes a taça da Copa Nacional.
Apesar do interesse, a seguradora tem encontrado dificuldades para vender os clubes que pertencem à 777. Uma liminar contra a dissipação de ativos da empresa 777 Partners é o principal impedimento de uma possível venda. O processo é movido pelo fundo inglês Leadenhall contra a empresa de Josh Wander e Steven Pasko.
Próximo confronto
O Vasco vem a campo no próximo sábado (9), às 19:00, no estádio do Castelão, contra o Fortaleza. A partida é válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.